Tylon Maués
O fim da Série B do Campeonato Brasileiro trouxe duas situações para o planejamento do Clube do Remo visando a temporada de 2024. A primeira é a oportunidade de poder negociar com jogadores que estavam na segunda divisão sem se preocupar com futuros compromissos deles e qualquer embaraço com outros clubes. A segunda situação é saber com quem vai jogar ano que vem no Campeonato Brasileiro, já que estão definidas as 20 equipes que estarão na Série C da nova temporada.
Um dos apontados como em negociação com o clube azulino é o meia Giovanni Pavani, que defendeu a Chapecoense-SC, que se salvou do rebaixamento por um ponto. O meio-campista de 27 anos pertence ao Linense-SP e está emprestado ao clube catarinense. Ano passado ele defendeu o Operário-PR, quando trabalhou com Ricardo Catalá.
Outro jogador da mesma posição que teve o nome especulado nos últimos dias foi Adauto, 29, meia que foi campeão paraense pelo Azulão e que defendeu o Santa Rosa na campanha do acesso para a primeira divisão do Parazão. Isso sem falar de Camilo, experiente meia armador de 37 anos que vestiu a camisa do Mirassol até o último sábado.
Quanto à Terceira Divisão, o Remo será o único time do Norte na competição. Paysandu e Amazonas-AM subiram para Série B e o Manaus-AM foi rebaixado para a Série D. Caíram para a Segunda Divisão ABC-RN, Londrina-PR, Tombense-MG e Sampaio Corrêa-MA. Os dois primeiros já estavam rebaixados antes da rodada final, enquanto que os dois últimos caíram na rodada final do último sábado. O Bolívia Querida foi goleado por 4 a 1 pelo Sport-PE, fora de casa, enquanto que o Carcará perdeu por 1 a 0 para o Mirassol-SP, em Tombos (MG).
A Série C do ano que vem tem previsão de iniciar dia 20 de abril, segundo o calendário do futebol brasileiro com o mesmo regulamento dos outros anos, com turno único e 19 rodadas na 1ª fase. Os oito melhores fazem dois quadrangulares com quatro vagas para a Série B para os dois primeiros colocados de cada grupo.
O Clube do Remo estava em um grupo de outras agremiações que tentou mais uma vez a mudança do regulamento do campeonato, para que se adequasse aos moldes das duas primeiras divisões nacionais, ou seja, com dois turnos com jogos de ida e volta e o campeão sendo conhecido por pontos corridos. Deve haver uma definição por parte da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) até o fim de fevereiro. Mas, qualquer mudança só valerá para 2025.