Mundo

Google vai excluir contas negativas; veja como manter a sua

Google vai excluir contas negativas; veja como manter a sua

Se você tem uma conta no Google e não a utiliza há pelo menos dois anos, fique atento! O Google vai começar a excluir contas que estão sem atividade a partir de 1º de dezembro deste ano. A decisão atinge diretamente os usuários que esqueceram suas senhas e não acessam serviços relacionados aos servidores da empresa norte-americana, como Google Drive, Google Meet, Gmail e YouTube.

A medida vale apenas para contas pessoais e não vai afetar cadastros na plataforma direcionadas a empresas, escolas ou outras organizações. Nesta primeira etapa, a exclusão deve abranger contas criadas e acessadas uma única vez. Contudo, segundo a empresa, todos os usuários serão avisados antes de terem seus dados excluídos por meio de notificações no e-mail ou no número de telefone adicionado.

“Nossa análise interna mostra que as contas abandonadas têm pelo menos 10 vezes menos probabilidade do que as contas ativas de configurar a verificação em duas etapas. Ou seja, essas contas geralmente são vulneráveis e, uma vez comprometida, uma conta pode ser usada para qualquer coisa, desde roubo de identidade até um vetor de conteúdo indesejado ou até malicioso, como spam”, informa o Google, em sua plataforma.

COMO MANTER A CONTA ATIVA
A maneira mais simples de manter uma Conta do Google ativa é fazer login pelo menos uma vez a cada 2 anos. Se você fez login em sua Conta do Google ou em algum de nossos serviços recentemente, sua conta é considerada ativa e não será excluída. A atividade pode incluir estes tipos de ações que você realiza ao fazer login ou enquanto está conectado à sua Conta do Google:

Lendo ou enviando um e-mail
Usando o Google Drive
Assistindo a um vídeo do YouTube
Baixando um aplicativo na Google Play Store
Usando a Busca do Google
Usando o Login com o Google para fazer login em um aplicativo ou serviço de terceiros

Se você tiver uma assinatura existente configurada por meio de sua Conta do Google, por exemplo, para o Google One, uma publicação de notícias ou um aplicativo, também consideramos essa atividade da conta e sua conta não será afetada. Adicionalmente, não temos planos neste momento para excluir contas com vídeos do YouTube publicados.