Diego Monteiro
No próximo domingo, 26 de novembro, milhares de fiéis participarão do tradicional Círio de Nossa Senhora das Graças, evento que ocorre simultaneamente no Distrito de Icoaraci e no município de Ananindeua.
Em Icoaraci, a 71ª edição do Círio de Nossa Senhora das Graças começa já no dia 24, sexta-feira, com a missa de encerramento das peregrinações. Em seguida haverá o traslado da Imagem até a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima. No dia seguinte, 25 de novembro, a Trasladação partirá em direção à Igreja de São Sebastião, na Orla do Distrito.
No domingo, 26, a Missa de Saída do Círio está marcada para às 7h, seguida pela procissão em direção à Paróquia Santuário São João Batista e Nossa Senhora das Graças. Após a chegada da imagem, os devotos participarão de outro momento de preces e adoração, que nesse caso, será presidido pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.
É importante destacar que este é o primeiro Círio realizado após a criação do Santuário São João Batista e Nossa Senhora das Graças. “Esse momento já é um marco para a Vila Sorriso, como é conhecido o Distrito de Icoaraci. Com a criação do novo Santuário todos estão convidados a prestigiar esse momento de fé e devoção à Virgem Medianeira de todas as Graças”, completa o padre Maurício Henrique.
ANANINDEUA
O Círio de Nossa Senhora das Graças, padroeira de Ananindeua, que antes era celebrado no terceiro domingo de agosto, foi transferido para o quarto domingo de novembro devido ao Jubileu da igreja. Nesta 80ª edição, com o tema “Santuário das Graças, dos Milagres e da Esperança”, a celebração terá início na sexta-feira, 24, com a missa de abertura, apresentando os raios e a coroa de Nossa Senhora.
No sábado, 25, a partir das 18h, terá início a missa da Trasladação, com saída do Santuário em direção à Paróquia Santa Maria Mãe de Deus, na Estrada do Maguary, seguida por uma vigília. O domingo, 26, será marcado pela missa da saída do Círio, cuja procissão seguirá com a Imagem até o Santuário, onde é aguardada a imagem da Santa para a realização da missa às 10h30.
A novidade do Círio em Ananindeua é a confecção de uma nova berlinda, feita por um artesão. Neste trabalho, serão usados símbolos das folhas e frutos do “Ananin”, árvore que deu origem ao nome da cidade. “Será uma festa linda e a expectativa é a maior possível. Convido a todos para este grande momento de fé e devoção”, conclui Padre Francisco.