Entretenimento

Exposição “Amazônia das Crianças” marca lançamento do livro de Araquém Alcântara

Um dos nomes mais importantes da fotografia de natureza no Brasil, Araquém Alcântara pela primeira vez lança um livro para o público infantojuvenil. FOTO: ARAQUÉM ALCÂNTARA/DIVULGAÇÃO
Um dos nomes mais importantes da fotografia de natureza no Brasil, Araquém Alcântara pela primeira vez lança um livro para o público infantojuvenil. FOTO: ARAQUÉM ALCÂNTARA/DIVULGAÇÃO

Texto: Aline Rodrigues

Belém recebe, nesta quinta-feira, dia 23, às 9h30, no espaço Ver-o-Rio, às margens da Baía do Guajará, a exposição fotográfica de Araquém Alcântara, considerado um dos mais importantes fotógrafos de natureza do Brasil. A mostra é fruto de uma parceria com os organizadores da Virada Sustentável de Belém, o C6 Bank e a Mastercard, e marca também o pré-lançamento do livro “Amazônia das Crianças”.

“A exposição tem o principal objetivo dar visibilidade ao livro ‘Amazônia das Crianças’ e às iniciativas de incentivo à leitura e preservação da floresta que compõem esse projeto. Nós acreditamos que é preciso conhecer para cuidar. E entendemos que a literatura e a fotografia são ferramentas poderosas para estimular a consciência ambiental nas crianças. É uma forma de criar uma conexão com essas novas gerações, fazendo com que elas se sintam parte da natureza e sejam estimuladas desde cedo a respeitá-la”, falou Marina Mancini, gerente de ESG do C6 Bank.

Na obra, as personagens são crianças indígenas, ribeirinhas, extrativistas, quilombolas, urbanas e beiradeiras, que representam a diversidade da Amazônia, nos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará e Roraima. Elas contam, em primeira pessoa, como é viver a infância na imensidão da Amazônia.

“Os pequenos leitores facilmente se identificam com os personagens reais do livro. Ao se enxergarem nessas crianças e também conhecerem visões de mundo diferentes, as novas gerações aprendem sobre a importância de preservar a vida e o planeta”, acrescentou Marina.

Celebrando 50 anos de carreira e mais de 60 livros publicados sobre temas ambientais, esse é o primeiro livro infantil de Araquém Alcântara, que traz textos do jornalista Morris Kachani e ilustrações do artista Angelo Abu.

“Araquém compartilhou a ideia de fazer um livro infantil na Amazônia com um dos sócios do C6 Bank. Nós somos um banco novo, que nasceu em 2019 muito conectado às pautas ambientais e de sustentabilidade. Patrocinar o livro de um dos fotógrafos mais importantes do país, com mais de 50 anos de carreira, conhecedor profundo dos biomas brasileiros, e que se propunha a retratar a infância na Amazônia, fez todo sentido para gente desde o início”, falou Marina, sobre o apoio ao fotógrafo para lançar a obra.

“Apoiamos Araquém desde a concepção do projeto, e agora queremos dar visibilidade ao livro e a essa Amazônia das crianças, levando a obra para escolas e bibliotecas da região, formando mediadores de leitura e também permitindo que qualquer pessoa tenha acesso ao livro, baixando o PDF no site do banco, gratuitamente”, contou Marina.

Em parceria com a Associação Vaga Lume, presente em 22 municípios da Amazônia Legal e responsável pela implantação e fomento de 95 bibliotecas comunitárias, o banco fará uma ação de incentivo à leitura em comunidades de seis Estados da região. Cerca de 2 mil livros serão distribuídos a escolas públicas. Escolas das comunidades envolvidas no projeto receberão a nova publicação de Araquém além de um acervo com 120 outros títulos.

A Vaga Lume também vai realizar encontros de formação de mediação de leitura nas comunidades que participaram do livro “Amazônia das Crianças”. A obra de Araquém Alcântara virá acompanhada de uma edição do livro do professor, com informações e sugestões de atividades que têm o objetivo de ampliar o conceito de sustentabilidade e discutir modelos de sociedades do futuro.

DE PERTO

Exposição com fotos de Araquém Alcântara
Abertura: Quinta, 23, às 9h30
Visitação: Aé o dia 10 de dezembro
Onde: Complexo Ver-o-Rio – Telégrafo
Quanto: Gratuito