Texto: Aline Rodrigues
Belém recebe, nesta quinta-feira, dia 23, às 9h30, no espaço Ver-o-Rio, às margens da Baía do Guajará, a exposição fotográfica de Araquém Alcântara, considerado um dos mais importantes fotógrafos de natureza do Brasil. A mostra é fruto de uma parceria com os organizadores da Virada Sustentável de Belém, o C6 Bank e a Mastercard, e marca também o pré-lançamento do livro “Amazônia das Crianças”.
“A exposição tem o principal objetivo dar visibilidade ao livro ‘Amazônia das Crianças’ e às iniciativas de incentivo à leitura e preservação da floresta que compõem esse projeto. Nós acreditamos que é preciso conhecer para cuidar. E entendemos que a literatura e a fotografia são ferramentas poderosas para estimular a consciência ambiental nas crianças. É uma forma de criar uma conexão com essas novas gerações, fazendo com que elas se sintam parte da natureza e sejam estimuladas desde cedo a respeitá-la”, falou Marina Mancini, gerente de ESG do C6 Bank.
Na obra, as personagens são crianças indígenas, ribeirinhas, extrativistas, quilombolas, urbanas e beiradeiras, que representam a diversidade da Amazônia, nos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará e Roraima. Elas contam, em primeira pessoa, como é viver a infância na imensidão da Amazônia.
“Os pequenos leitores facilmente se identificam com os personagens reais do livro. Ao se enxergarem nessas crianças e também conhecerem visões de mundo diferentes, as novas gerações aprendem sobre a importância de preservar a vida e o planeta”, acrescentou Marina.
Celebrando 50 anos de carreira e mais de 60 livros publicados sobre temas ambientais, esse é o primeiro livro infantil de Araquém Alcântara, que traz textos do jornalista Morris Kachani e ilustrações do artista Angelo Abu.
“Araquém compartilhou a ideia de fazer um livro infantil na Amazônia com um dos sócios do C6 Bank. Nós somos um banco novo, que nasceu em 2019 muito conectado às pautas ambientais e de sustentabilidade. Patrocinar o livro de um dos fotógrafos mais importantes do país, com mais de 50 anos de carreira, conhecedor profundo dos biomas brasileiros, e que se propunha a retratar a infância na Amazônia, fez todo sentido para gente desde o início”, falou Marina, sobre o apoio ao fotógrafo para lançar a obra.
“Apoiamos Araquém desde a concepção do projeto, e agora queremos dar visibilidade ao livro e a essa Amazônia das crianças, levando a obra para escolas e bibliotecas da região, formando mediadores de leitura e também permitindo que qualquer pessoa tenha acesso ao livro, baixando o PDF no site do banco, gratuitamente”, contou Marina.
Em parceria com a Associação Vaga Lume, presente em 22 municípios da Amazônia Legal e responsável pela implantação e fomento de 95 bibliotecas comunitárias, o banco fará uma ação de incentivo à leitura em comunidades de seis Estados da região. Cerca de 2 mil livros serão distribuídos a escolas públicas. Escolas das comunidades envolvidas no projeto receberão a nova publicação de Araquém além de um acervo com 120 outros títulos.
A Vaga Lume também vai realizar encontros de formação de mediação de leitura nas comunidades que participaram do livro “Amazônia das Crianças”. A obra de Araquém Alcântara virá acompanhada de uma edição do livro do professor, com informações e sugestões de atividades que têm o objetivo de ampliar o conceito de sustentabilidade e discutir modelos de sociedades do futuro.
DE PERTO
Exposição com fotos de Araquém Alcântara
Abertura: Quinta, 23, às 9h30
Visitação: Aé o dia 10 de dezembro
Onde: Complexo Ver-o-Rio – Telégrafo
Quanto: Gratuito