O Governador Helder Barbalho assinou na noite deste sábado (18) a Ordem de Serviço para a construção da Usina da Paz no município de Tomé-Açu, na Região de Integração Rio Capim. O evento teve as presenças da vice-governadora, Hana Ghassan, do prefeito de Tomé-Açu, Carlos Antonio Vieira “Carlos da Vila Nova”, além de outras autoridades federais, estaduais e municipais. Trata-se de uma ação para fortalecer a segurança e a cidadania no município.
“Festejo hoje o início desta obra, deste que é o maior equipamento de cidadania do Brasil. Tenho imenso orgulho, pois este local é uma verdadeira fábrica de cidadãos. Quando estiver em funcionamento, a Usina da Paz vai ofertar uma variedade de serviços gratuitos, seja para emissão de documentos, consultórios médicos, odontológico, cursos, piscina para os jovens e adultos, atividades esportivas… É crucial que, por meio deste equipamento, possamos zelar pelo bem-estar das pessoas, das famílias, especialmente daqueles que mais necessitam”, informou o governador Helder Barbalho.
Reconhecidas nacionalmente como uma estratégia inovadora na esfera da segurança pública e promoção da cidadania, as Usinas da Paz desempenham um papel fundamental no Programa Territórios pela Paz (TerPaz), do governo estadual, que direciona seus esforços para áreas vulneráveis nos âmbitos social e econômico.