Pará

Megaoperação prende foragidos e apreende drogas em Icoaraci

Com agentes estaduais, municipais e federais, intervenção policial não tem data para terminar e mantém base no local para receber denúncias
Com agentes estaduais, municipais e federais, intervenção policial não tem data para terminar e mantém base no local para receber denúncias

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) deflagrou neste sábado, 18, a “Operação Ory”, que significa sorriso, para intensificar ações de segurança e combate a criminalidade na Capital, iniciando no Distrito de Icoaraci. A iniciativa foi feita em conjunto com os órgãos do sistema de segurança estadual, federal e municipal.

Mais de 300 agentes de segurança integram o primeiro dia de ações. Ainda nas primeiras horas da manhã, foram recapturados por equipes da PM e PF dois foragidos do sistema penitenciário. Mais de 40 petecas de maconha e um veículo roubado também foram apreendidos. Dois monitorados com as tornozeleiras eletrônicas quebradas foram encaminhados para procedimentos cabíveis.

As ações tiveram início com o briffieng às 5h no Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas (Rotam) e na Delegacia Geral de Polícia Civil e prossegue para cumprir mandados judiciais, instalar barreiras policiais para fiscalização de veículos e pedestres; ordenar o fluxo de trânsito, apreeder entorpecentes, entre outras ações para reforçar a segurança na área, recpturar foragidos, reduzir práticas criminosas e reprimir o crime de imediato, se necessário.

A operação também prevê ações fluviais nas ilhas, rios e furos no entorno da capital, por meio do Grupamento Fluvial de Segurança Pública. A Operação Ory integra os órgãos de segurança pública estaduais, federais e municipais, em combate à criminalidade, ao tráfico de drogas e mais especificamente ao crime violento de modo geral.

De madrugada, os agentes da Rotam ouvem o brieffing da missão, que não tem data para terminar e vai a outros bairros
De madrugada, os agentes da Rotam ouvem o brieffing da missão, que não tem data para terminar e vai a outros bairros. Foto: Divulgação

Coordenação – O Centro Integrado de Comando e Controle móvel foi montado em local estratégico, onde todos os órgãos terão sua coordenação e atuarão no território que envolve Icoaraci, Outeiro, Parque Verde, Tenoné e adjacências.

“O objetivo é reforçar o combate à criminalidade, manter a presença policial e reduzir os índices de criminalidade. É importante reforçar que essa operação inicia aqui e segue posteriormente para outros bairros e regiões do estado conforme nosso mapeamento de inteligência realizado diariamente”, afirmou o titular da Segup, Ualame Machado.

O secretário acrescentou também que as ações não têm data para terminar e será mantida até que a situação seja saturada e os planejamentos sejam cumpridos. “É importante ressaltar que o CICC móvel irá também realizar o registro de ocorrências e um ponto para atendimento da população que deseje realizar alguma denúncia, assim como os nosso canais – o 181 e a Iara por meio do WhatsApp 9198115-9181, para informar qualquer situação, com a nossa garantia de sigilo e anonimato”, enfatizou o secretário.

CICC – O CICC móvel foi instalado na rua Oito de Maio, esquina da Av. Augusto Montenegro, ao lado do Hospital Abelardo Santos, uma base de apoio aos agentes que estão atuando nas ações e também receberá registros de ocorrências policiais, encaminhando os casos de flagrante à Seccional Urbana de Icoaraci.

O Centro reunirá diuturnamente os pontos focais das forças de segurança para monitoramento, alinhamento de ações e tomada de decisão.

Integração – Equipes da Segup, Polícias Militar, Civil, Científica, Detran, Seap, além da Polícia Federal e Semob integram as ações que seguem por tempo indeterminado, sendo avaliada diariamente, para o realinhamento das ações necessárias.