Alexandre Nascimento
Diretamente do Jurunas, um dos bairros mais populosos e periféricos de Belém para, literalmente, o mundo. Na tarde desta quinta-feira (16), a consagração da rainha do tecnobrega, Gaby Amarantos foi reconhecida com a conquista do gramofone de ouro, de Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa, na disputa do Grammy latino 2023, realizado em Sevilha, na Espanha.
A jurunense venceu a maior premiação mais importante da música latina com o álbum “TecnShow”, lançado no final do ano passado. Ela venceu artistas brasileiros renomados, como um dos ícones do gênero piseiro João Gomes, uma das referências da Música Popular Brasileira (MPB) Elba Ramalho, e os violeiros Almir Sater e Gabriel Sater, além da cantora portuguesa Carminho.
Gaby Amarantos esteve presente na premiação e demonstrou a mesma irreverência que sempre apresentou na carreira, quando foi anunciada a vencedora. No discurso com o troféu na mão, a paraense fez questão de atribuir a conquista às suas origens. “Faço música da periferia negra de Belém do Pará. Sou uma artista independente e estou há 20 anos trabalhando com este ritmo. Esta é minha terceira nomeação e recebo com muita alegria e honra”, agradeceu a rainha do tecnobrega.
Além disso, a jurunense também associou o seu gênero musical e a vestimenta usada durante a premiação com a região amazônica, fazendo a analogia com a necessidade da preservação da natureza. “Sou um artista da floresta Amazônica brasileira. Estou aqui vestida de samaumeira, uma árvore da Amazônia que tem grandes raízes. Preciso dizer que precisamos cuidar da nossa floresta e uma forma de cuidar é ouvir sua música e conhecer sua cultura”, completou Gaby.
Por fim, a paraense enalteceu o gênero musical que a tornou famosa em todo o Brasil e, agora, vencedora de um dos maiores prêmios de música latina do mundo. “Quero dedicar este prêmio a todas as mulheres negras do Brasil. Viva o tecnobrega, a música brasileira produzida no Pará. Agradeço à minha família e ao povo de Belém”, concluiu Gaby Amarantos.
Repercussão
A conquista do Grammy Latino 2023 também foi comemorada por fãs e amigos de Gaby Amarantos, sobretudo pelos paraenses. Por exemplo, o governador Helder Barbalho fez questão de postar em sua rede social: “É do Pará! É da @gabyamarantos o @latingrammys de ‘Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa’!! O prêmio veio com a indicação do álbum “TecnoShow”, que destaca o tecnobrega feito em Belém. Parabéns, @gabyamarantos!! Que nossa cultura ganhe, cada vez mais, o destaque que merece”.
A secretária de cultura do Pará, Ursula Vidal, também publicou: “Toda a MARAVILHA é ELA!!!! Nossa @gabyamarantos vence o @latingrammys na categoria “Melhor Álbum de Raizes em Língua Portuguesa, com o trabalho que quebra tudo: “Tecnoshow”!. Seguido de outra renomada cantora paraense, Fafá de Belém: “Parabéns, @gabyamarantos, por mais esta vitória em sua carreira!!! Uhuu!!”
https://www.instagram.com/reel/CzuB6naONaF/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng==