Bola

Ricardo Catalá define prioridade para o Remo em 2024

Catalá está de volta ao Baenão. Foto: Samara Miranda/Remo
Catalá está de volta ao Baenão. Foto: Samara Miranda/Remo

Nildo Lima

De volta ao Baenão, onde esteve durante parte da 1ª fase da Série C do Brasileiro deste ano, substituindo Marcelo Cabo, o técnico Ricardo Catalá, de 41 anos, desembarcou no começo da tarde de ontem, no aeroporto de Val-de-Cães, para comandar o elenco do Clube do Remo na temporada 2024. O retorno do treinador, que disputou 15 jogos pelo Leão na Terceirona, obtendo seis vitórias, sete empates e sofrendo apenas duas derrotas, já era esperado antes mesmo do pleito do último domingo, que elegeu Antônio Carlos Teixeira, o Tonhão, para presidir o Leão nos próximos três anos, conforme o Estatuto do clube.

No aeroporto, Catalá foi recebido pelo vice-presidente recém-eleito Glauber Gonçalves. Logo em sua chegada, o treinador falou sobre a montagem do elenco remista para a próxima temporada. “A proposta é conseguir contratar jogadores o mais rapidamente possível e poder delinear com a diretoria, durante essa semana, a temporada, o projeto”, afirmou o técnico. Ele salientou que a diretoria do Leão já começou entendimento com alguns atletas, que poderão vir para o Baenão, mas ressaltou que, pelo menos por enquanto, não existe ninguém contratado pelo clube.

“Não tem nenhum jogador contratado, tem muitas conversas acontecendo”, disse. Catalá apontou para a necessidade de a diretoria agilizar o processo de aquisições de atletas, que já está atrasado em razão da eleição para a presidência do clube só ter acontecido no último final de semana.

“O clube precisa obviamente acelerar essa semana para isso e eu vim para Belém justamente para poder sentar com a direção, decidir data de pré-temporada, o que nós vamos fazer, como vamos fazer”, explicou.

Em princípio, o treinador ficará em Belém o restante da semana, devendo ter diversos encontros com o presidente Antônio Carlos Teixeira e os dirigentes ligados ao Departamento de futebol do Leão. “Essa é uma semana de planejamento e isso envolve discutir tudo o que vai ser parte do início da próxima temporada e, sobretudo, dessa força-tarefa com relação à contratação de jogadores”, declarou. Com quatro competições a disputar em 2024 – Parazão, Copa Verde, Copa do Brasil e Série C do Brasileiro – o Clube do Remo, conforme lembrou Catalá, tem como prioridade o acesso à Série B de 2025.

“Todo mundo entende que o Estadual e a Copa Verde, para nós, não é prioridade. Óbvio que a gente sabe a grandeza da camisa e vai sempre tentar representar a instituição bem nessas competições, mas o nosso grande objetivo é o acesso e tudo o que a gente vai fazer vai ser pensando no acesso, única e exclusivamente em colocar o Leão de volta na Série B”, apontou.