Após reunião realizada nesta terça-feira (23), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou a realização da Copa Verde em 2022. O anúncio foi feito pelo Presidente Ednaldo Rodrigues e pelo Diretor de Competições da CBF, Julio Avellar, após encontro na Casa do Futebol Brasileiro, localizada no Rio de Janeiro (RJ).
Marcada por ações em prol da sustentabilidade, a competição voltará ainda nesta temporada, em formato de disputa e datas que serão revelados oportunamente pela Diretoria de Competições da CBF. Além de Ednaldo Rodrigues e Julio Avellar, a entidade ainda foi representada na reunião pelos vice-presidentes Hélio Cury e Reinaldo Carneiro Bastos, que também são presidentes da federações de futebol do Paraná e de São Paulo, respectivamente.
A confirmação foi feita ao presidente da Federação Paraense de Futebol, Ricardo Gluck Paul. Outros dirigentes de federações estiveram presentes também, como: Antônio Américo, do Maranhão; Evandro Carvalho, de Pernambuco; Rubens Angelotti, de Santa Catarina; Michelle Ramalho, da Paraíba; Milton Dantas, de Sergipe; Adriano Aro, de Minas Gerais; Gustavo Vieira, do Espírito Santo; José Vanildo, do Rio Grande do Norte; Luciano Hocsman, do Rio Grande do Sul; Mauro Carmélio, do Ceará; Robert Brown, do Piauí; Daniel Vasconcellos, do Distrito Federal; Ricardo Lima, da Bahia; e Francisco Cezário, do Mato Grosso do Sul. Netto Góes representou a Federação Amapaense de Futebol e Arnoldo Nazareth representou a Federação Amazonense de Futebol.
Esta será a nona edição da Copa Verde, que foi criada em 2014, e reúne equipes das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, além do Espírito Santo. O atual campeão da Copa Verde é o Clube do Remo, que derrotou o Vila Nova na final de 2021. Uma fonte da reportagem afirmou que a competição tem início no dia 25 de outubro e previsão para o término no dia 15 ou 16 de novembro, antes da Copa do Qatar. A decisão será em jogo único.
Mais cedo, o presidente do Paysandu, em contato com a nossa reportagem, divulgou que a CBF, na pessoa do chefe Ednaldo Rodrigues, confirmou que a competição iria acontecer. Por outro lado, a notícia não agradou Fábio Bentes, do Clube do Remo, que se mostrou contrário à realização do torneio. Em que pese o clube ter ficado sem calendário oficial após ficar pelo meio do caminho na Série C. A fórmula de disputa e confirmação dos times participantes, bem como premiação, ainda serão anunciadas pela CBF.