Nildo Lima
O Paysandu informou, na última sexta-feira, que ainda não existe dia certo para a apresentação do elenco, na Curuzu, tendo em vista o início das atividades para a temporada 2024. O começo dos trabalhos, no entanto, segundo o departamento de comunicação do clube, deve ocorrer entre os dias 1 e 5 de dezembro. Da mesma forma acontecendo com a ida do grupo para a cidade de Barcarena, na região metropolitana de Belém, onde será realizado, como este ano, a pré-temporada para as disputas das competições do 1º semestre da temporada vindoura.
Os bicolores devem, inicialmente, passar pelos tradicionais exames médicos e testes físicos admissionais, que acontecerão na própria Curuzu e em clínicas particulares que têm parceria com o clube. Após essa 1ª fase, os jogadores passarão a treinar no Centro de Treinamento Raul Aguilera, no bairro de Águas Lindas, em Belém, e na academia do clube.
A ideia da diretoria bicolor é contar, já na apresentação do plantel, com todos os jogadores que estão sendo contratados. Corre a informação extraoficial de que pelo menos cinco desses jogadores já acertaram suas vindas para a Curuzu. Os nomes dos atletas, porém, são guardados em segredo pelos dirigentes. A alegação para o sigilo é de que os jogadores seguem em atividade, defendendo clubes que ainda disputam as Séries A e B do Campeonato Brasileiro.
O Papão, conforme informação de um de seus dirigentes, deve contratar de 15 a 18 jogadores. Mas a relação deve ser maior, levando em conta o desmanche que o elenco deste ano vem sofrendo. Até a última sexta-feira, 15 jogadores já tinham recebido o “bilhete azul”.
As negociações com os jogadores que não interessam ao clube estão sendo conduzidas pelo executivo de futebol Ari Barros. Recentemente o funcionário do Papão teve de se ausentar de Belém, viajando para São Paulo, onde participou de um encontro promovido pela associação que congrega os executivos do futebol brasileiro. A viagem teria feito com que somente na sexta o clube voltasse a dispensar, no caso, o atacante Dalberto.