A Polícia Militar do Pará, por meio do Departamento Geral de Operações (DGO), realizou mais uma edição da operação ”Fechando o Cerco”. A ação foi realizada na tarde desta sexta-feira (10) em todo o Estado do Pará. Em Belém, a ação foi realizada no Portal da Amazônia e teve como objetivo intensificar as ações de policiamento ostensivo, com base no atendimento de denúncias e no levantamento dos índices criminais.
A operação, que se estende até este sábado, 11 de novembro, tem como objetivo intensificar as ações ostensivas e preventivas de segurança pública na Região Metropolitana de Belém e no interior do Estado. O policiamento será empregado em áreas estratégicas e de grande fluxo de pessoas e veículos.
Ao todo, neste primeiro dia, foram mobilizados em todo o Estado mais de 4.000 policiais militares, com a utilização de 1.000 viaturas, 500 motocicletas e 30 conjuntos da Cavalaria.
A operação terá diferentes modalidades de policiamento, entre eles o policiamento montado, embarcado, a pé e motorizado, além do uso dos diciclos elétricos. Na prática, serão efetuadas a operação “Bloqueio”, com barreiras para fiscalização de veículos; policiamento em pontos considerados estratégicos, por meio da operação “Polícia Mais Forte”, e incursões realizadas pelo motopatrulhamento, sobretudo em áreas consideradas críticas.
A iniciativa contará com o suporte operacional dos Comandos de Policiamento da Capital I e II (CPC I e CPC II), Região Metropolitana (CPRM), Comandos Regionais, Comando de Missões Especiais (CME), Comando de Policiamento Especializado (CPE) e Comando de Policiamento Ambiental (CPA).
Na última edição da operação ‘’Fechando o Cerco’’, não houve registro de Crimes Violentos Letais Intencionais, que são o homicídio, lesão corporal seguida de morte e latrocínio. ‘’Nós realizamos a observação desse efeito da operação e hoje resolvemos refazer novamente em dois dias seguidos’’, comentou o Coronel Neves, chefe do Departamento Geral de Operações (DGO).
“Nosso objetivo é saturar, realizar abordagens e intensificar ainda mais o policiamento nos bairros, trazendo assim uma sensação de conforto e segurança para a nossa população. Em 2018, nós tivemos mais de 4.000 homicídios no Estado, já no passado foram 2.300, porém, nossa meta esse ano é baixar para 2.000, isso só será possível com o trabalho árduo de cada um de nós, nos 144 municípios do Estado.” enfatizou o Coronel Dilson Júnior, Comandante-geral da PMPA
“A operação “Fechando o Cerco” é uma das maiores operações que temos em nossa instituição, onde colocamos nossa carga operacional máxima nas ruas com o objetivo de fazer a retirada de foragidos e evadidos do sistema prisional, realizar comprimento de mandados de prisões entre outros. Isso é reflexo de um Estado cada vez mais presente, cada vez mais eficiente e cada vez mais próximo do cidadão, levando a segurança pública de qualidade para o povo paraense.” explicou o Coronel Getúlio, Comando de Policiamento da Capital I (CPC I).