NILDO LIMA
Ainda com ajustes a serem feitos em sua elaboração, sobretudo no aspecto jurídico, a Copa Verde, que esteve ameaçada de não correr este ano, quebrando uma sequência de oito edições, vai acontecer. A garantia foi dada, ontem, pelo presidente do Paysandu, Maurício Ettinger. A confirmação da realização foi dada pelo dirigente bicolor, após encontro que ele teve, juntamente com o presidente da Federação Paraense de Futebol (FPF), Ricardo Gluck Paul, com Ednaldo Rodrigues, dirigente máximo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na sede da entidade nacional, no Rio de Janeiro.
O torneio interestadual será, conforme revelou Ettinger, nos meses de outubro e novembro. As datas ainda não estão definidas, mas se especula que a disputa, envolvendo, em princípio, 24 clubes, pode ocorrer do dia 5 de outubro a 20 de novembro. Três clubes paraenses têm vagas asseguradas na Copa: Clube do Remo, atual campeão do torneio, Paysandu e Tuna Luso. Já se fala, também, na desistência do Leão da participação da competição em razão de o clube ter iniciado o processo de desmanche de seu elenco após a saída do clube da Série C do Brasileiro.
Já o Papão segue disputando a Terceirona do Nacional, enquanto a Lusa, após ser eliminada da Série D, vem mantendo o seu elenco em atividade ao comando do técnico Josué Teixeira. A CBF, por intermédio de seus Departamentos Jurídico e de Competições, já estaria estudando a viabilidade de datas e, principalmente, no tocante às questões que envolvem o Estatuto do Torcedor, que exige o cumprimento de determinados prazos para a realização de competições de futebol.
FPF
De acordo com o presidente Ricardo Gluck Paul, os clubes e a FPF seguirão em conversações “em ambiente interno até a publicação oficial por parte da Confederação Brasileira de Futebol’’.
O dirigente da entidade local acredita que a ratificação da realização do torneio por parte da Confederação “deve ocorrer até o final da semana em curso’’. Vale lembrar que o futebol paraense e mato-grossense são os maiores detentores de títulos do torneio, com o Paysandu sendo campeão nas temporadas de 2016 e 2018 e o Clube do Remo campeão em 2021, pelo Estado, além de Cuiabá-MT (2015/2019) e Luverdense-MT (2017).