Atualidades

Na Figueredo recebe shows de Ilessi, Bernardo Ramos, Marcelo Galter e Sylvio Fraga

Na Figueredo recebe shows de Ilessi, Bernardo Ramos, Marcelo Galter e Sylvio Fraga

Belém recebe, nos dias 22 e 23 de novembro, quatro shows do projeto Noites Rocinante, que leva para o palco do espaço Ná Figueredo apresentações dos artistas que compõem o catálogo da gravadora carioca Rocinante. Para a edição paraense do projeto, a gravadora escalou Ilessi, Sylvio Fraga, Bernardo Ramos e Marcelo Galter, talentos expoentes da música brasileira. A noite conta ainda com o DJ Marcelo Damaso discotecando exclusivamente em vinil. A entrada é franca e a casa abre às 20h.

No dia 22 de novembro, às 21h, o guitarrista e compositor carioca Bernardo Ramos abre a programação com o repertório do recém-gravado disco “Poemas para trio” (sai em 2024) e do elogiado “Cangaço”. Em seguida, o compositor, violonista e cantor carioca Sylvio Fraga (voz e violão) apresenta canções do disco “Robalo Nenhum” e do disco anterior “Canção da Cabra” realizado em parceria com o saudoso maestro Letieres Leite, que na ocasião declarou: “o trabalho de Sylvio é um dos que mais me encantam hoje no Brasil. Esse disco traz uma contribuição importante ao avanço e às possibilidades da canção.”

A cantora e compositora carioca Ilessi sobe ao palco do Ná Figueredo no dia 23 de novembro, a partir das 21h. O seu trabalho é uma celebração das diversas manifestações da música brasileira passando pelo tribal, o experimental, o sentimental, o velho e – preferencialmente – o novo, já que em seu repertório figuram sobretudo autores ainda desconhecidos e, dos consagrados, canções inéditas ou escondidas. Em seguida, o pianista, arranjador e compositor Marcelo Galter sobre ao palco com o repertório do celebrado disco “Bacia do Cobre”, que faz uma imersão pelas claves de matriz africana com toques de jazz. Para quem não liga o nome ao som, Galter foi pianista do Letieres Leite Quinteto e da turnê “Claros Bleus” de Maria Bethânia, entre outros projetos.

Noites Rocinante é uma realização da gravadora e fábrica de LP Rocinante, que conquistou destaque no cenário musical brasileiro. Fundada em 2018, a Rocinante lançou uma série de álbuns, tanto em formato de vinil quanto digital, com foco na extraordinária riqueza da nova canção e da música instrumental brasileira. A produção local é de Joelle Mesquita.

Rocinante: além de gravar discos, ela tem ainda outra missão: levar a música brasileira para diferentes públicos e regiões do Brasil. Este projeto nasceu do desejo de seus fundadores de sair dos estúdios e oferecer ao público a oportunidade de vivenciar esta música nova ao vivo. O nome da gravadora é uma homenagem ao clássico da literatura, “Dom Quixote”, de Cervantes, onde Rocinante é o nome do cavalo do protagonista, representando a busca por aventura e o espírito de liberdade.

SERVIÇO:
Noites Rocinante Belém
Local: Na Figueredo (Av. Gentil Bittencourt, 449 – Nazaré, Belém)

Entrada franca

Data: 22/11 (quarta-feira)
Abertura da casa: 20h00
Bernardo Ramos: 21h00
Sylvio Fraga: 22h15

Data: 23/11 (quinta-feira)
Abertura da casa: 20h00
Ilessi: 21h00
Marcelo Galter: 22h15

Créditos
Com informações da Patim Comunicação
Foto: Divulgação