Concursos & Empregos

Enem 2023: faltosos podem pedir a reaplicação das provas; veja como

Dados de participação neste domingo (5) serão consolidados nesta segunda-feira (6). Prazo para pedir reaplicação começa em 13/11 para situações previstas no edital do exame. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Dados de participação neste domingo (5) serão consolidados nesta segunda-feira (6). Prazo para pedir reaplicação começa em 13/11 para situações previstas no edital do exame. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Dados preliminares do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 apontam para 71,9% de participação neste domingo, 5 de novembro. O balanço parcial foi apresentado em coletiva de imprensa pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios. O gabarito oficial e os Cadernos de Questões serão divulgados no portal do Inep até o dia 24 de novembro.

Ao todo, 4.293 participantes foram eliminados por portar equipamento eletrônico; ausentar-se antes do horário permitido; ou não atender orientações dos fiscais, por exemplo. Outras 905 pessoas foram afetadas por problemas como emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica ou abastecimento de água.

No total, foram 9.396 locais de prova e 10.086 coordenações, nas 132.466 salas de aplicação, em 1.750 municípios, distribuídos pelas 27 unidades da Federação. Os participantes fizeram provas de linguagens e ciências humanas, além da redação, com o tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. A aplicação segue no próximo domingo (12), com itens de ciências da natureza e matemática.

No Pará, a abstenção chegou a 29% dos candidatos inscritos, o que equivale a 66 mil pessoas.

Contudo, os faltosos ainda poderão ter uma nova chance. O prazo para solicitar a reaplicação, por meio da Página do Participante, será de 13 a 17 de novembro. As pessoas que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, como prevê o edital, podem pedir para fazer as provas nos dias 12 e 13 de dezembro. O mesmo vale para as pessoas que foram alocadas em locais de prova com distância superior a 30 km da residência informada na inscrição.