Notícias

Ministério das Cidades vai financiar 20 planos municipais de redução de riscos

Neste domingo (28), o ministro das Cidades, Jader Filho, anunciou novos repasses de recursos do Governo Federal para o município de Rio Maria, no sudeste do Pará. FOTO: Ministério das Cidades
Neste domingo (28), o ministro das Cidades, Jader Filho, anunciou novos repasses de recursos do Governo Federal para o município de Rio Maria, no sudeste do Pará. FOTO: Ministério das Cidades

A Secretaria Nacional de Periferias (SNP), do Ministério das Cidades, promoveu, no dia  18 de outubro, a primeira reunião conjunta de pesquisadores e docentes representando 17 Universidades que desenvolverão Planos Municipais de Redução de Riscos (PMRR) para 20 municípios. Entre as instituições está a Universidade Federal do Pará (UFPA).

O PMRR é um importante instrumento de planejamento municipal para redução e gestão de riscos, que foi implementado pelo Ministério em 2003. Desde então, muito tem evoluído o conhecimento técnico-científico sobre riscos e desastres

Desde a criação da Secretaria Nacional de Periferias (SNP), o ministro das Cidades, Jader Filho, e o secretário Guilherme Simões trabalham pela implementação de políticas preventivas de Redução de Riscos de Desastres. A Secretaria vem construindo formas de atuação por meio de diferentes frentes, entre as quais o fortalecimento dos municípios com ações de planejamento. Assim, os PMRRs voltam a ser financiados pelo Ministério das Cidades, e são discutidos para acrescentar novidades temáticas e tecnológicas.

 

Esta é uma das metas do acordo de cooperação firmado entre a SNP e a FIOCRUZ. Além de informar um conjunto de procedimentos operacionais para a viabilização do início dos trabalhos em fevereiro de 2024, foi entregue aos coordenadores um Guia para Elaboração de Planos Municipais de Redução de Riscos: apontamentos técnicos para inovações metodológicas, produzido pela equipe do Departamento de Mitigação e Prevenção, da SNP.

Segundo o diretor Rodolfo Moura, “a manifestação, cada vez mais frequente de extremos climáticos, tem mostrado que a gestão de riscos e desastres é um elemento indispensável para adaptação a essa conjuntura, especialmente nos territórios periféricos mais vulneráveis.

O envolvimento das instituições de ensino e pesquisa nesta primeira seleção de PMRR subsidiada pelo Governo Federal tem por objetivos a inovação dos procedimentos metodológicos frente a essas urgências, a formação de pesquisadores e discentes e a cobertura das regiões com maior recorrência de desastres”.