Pará

Cosanpa avança obras de saneamento em várias regiões do Pará

Investimentos beneficiam, com redes de abastecimento de água e esgotamento sanitário, moradores das regiões Guajará, Guamá e Baixo Amazonas
Investimentos beneficiam, com redes de abastecimento de água e esgotamento sanitário, moradores das regiões Guajará, Guamá e Baixo Amazonas

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) investe em 13 obras para ampliar as redes de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Estado. Dentre os principais projetos em andamento estão a ampliação da Subestação Elétrica do Complexo Bolonha; ampliação dos sistemas de abastecimento de água de Castanhal e Santarém, e o primeiro sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário da Vila de Alter do Chão, também no município de Santarém, na região Oeste.

As obras são acompanhas pela equipe da Diretoria de Expansão e Tecnologia (DET). O diretor Hélio Brazão, explica que “além de acompanhar, a DET tem o apoio de uma empresa gerenciadora, que dá o suporte em campo monitorando a qualidade da obra. Os técnicos elaboram um relatório mensal das obras, para que a gente tenha os registros fotográficos e técnicos da evolução de acordo com o cronograma”.

Em Belém, uma dessas obras, essencial para o funcionamento dos sistemas – a subestação de energia elétrica do Complexo Bolonha -, está com 70% dos trabalhos concluídos. A subestação será a maior da Companhia, com a capacidade praticamente dobrada, aumentando de 17,5 MVA para 30 MVA, com cinco transformadores de 69 mil volts.

Na Região Metropolitana de Belém, o investimento continua no município de Castanhal, com as obras de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água, que já chegou a 77% de conclusão do projeto.

Saúde e turismo – No interior, o Estado investe na ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Santarém e no Sistema de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Alter do Chão, o primeiro da história da vila, que figura entre os principais destinos turísticos da Amazônia.

A nova rede vai contribuir para a melhoria da qualidade de vida de moradores e visitantes. O poço construído tem vazão de 210 metros cúbicos por hora e dois reservatórios, com capacidade de 400 m³ e 300 m³.

O novo sistema, que terá 39 quilômetros de rede de distribuição e 2.130 ligações domiciliares, está com 73% das obras executadas.

Paralelamente a esta obra, está em andamento o Sistema de Esgotamento Sanitário, também pioneiro em Alter do Chão. Hoje, em cada residência há fossa, o que não dá a destinação correta aos dejetos. O projeto inclui 25 km de rede coletora de esgoto, uma estação de tratamento, 5 km de emissário de esgoto tratado e 1.035 ligações domiciliares.

“Temos um compromisso com a universalização do saneamento básico em nossa região. Cada obra que empreendemos representa um passo significativo em direção a um futuro onde a saúde e a qualidade de vida são direitos acessíveis a todos os cidadãos. A universalização do saneamento é um objetivo que não podemos e não vamos ignorar”, garantiu o presidente da Cosanpa, José Fernando Gomes Júnior.

Prodesan – Mais obras devem começar nos próximos meses, no âmbito do Projeto de Desenvolvimento de Saneamento do Pará (Prodesan). O projeto foi elaborado por técnicos da Consapa e integrantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Atualmente, há oito projetos destinados a melhorar o acesso à água potável e à implantação do tratamento de águas residuais, para ampliar a eficiência operacional da Cosanpa.

Dentre os projetos estão novas adutoras, estações de tratamento de esgoto, estações de tratamento de água tipo desferrização, melhorias e ampliação de sistemas isolados na zona de expansão, melhorias e ampliação dos setores de abastecimento da Zona Central e complementação do controle de redução de perdas.

O Prodesan inclui também a elaboração e implantação do Plano de Inovação e Transformação Digital e uma Política de Gênero no âmbito interno e externo da Cosanpa. O prazo é de cinco anos para o cumprimento de todas as etapas do Prodesan Pará.