Bola

Remo vai ter que correr contra o tempo em seu planejamento para 2024

Tylon Maués

Na última terça-feira, dia 31 de outubro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o calendário do futebol brasileiro para 2024, inclusive com as datas reservadas às competições estaduais. Das competições divulgadas pela entidade, o Clube do Remo disputará a Série C, a Copa do Brasil, o Campeonato Paraense e a Copa Verde, esta ainda sem data prevista para ser realizada. A primeira delas será o Parazão e significará uma corrida contra o tempo por parte dos azulinos.

O Campeonato Paraense 2024 está previsto para ser de 21 de janeiro a 07 de abril, segundo a CBF, mas as datas podem sofrer alterações por parte da Federação Paraense de Futebol (FPF). A situação difícil para o Leão Azul é por conta do atraso do planejamento que virá com o período eleitoral. O clube escolhe seu novo presidente daqui a dez dias, no dia 12. Somente então é que o novo mandatário definirá quem comandará o futebol, qual será a nova comissão técnica e passará, então, ao processo de contratações.

Por mais que três dos quatro candidatos tenham indicado que pendem para o retorno do técnico Ricardo Catalá para comandar o time, ainda assim isso não é uma certeza. Apenas com quatro jogadores sob contrato – Vinícius, Paulinho Curuá, Ronald e Pedro Vítor, além dos garotos da base -, será necessária uma ampla reformulação no grupo de jogadores e o clube já está atrás de praticamente todos os concorrentes, em especial os que estarão na disputa do Campeonato Brasileiro da Série C.

A Copa do Brasil também começa no início do ano, com os primeiros jogos previstos para o dia 21 de fevereiro, com Águia, Paysandu e Remo todos na primeira fase. Por mais que a perspectiva de título seja nenhuma para os clubes paraenses, chegar até à terceira fase, pelo menos, significa uma injeção financeira que a Terceirona não traz.

O desafio de montagem do elenco azulino ganha proporções maiores. Todos os candidatos apontam para promessas de profissionalização do departamento de futebol, com garantias de que darão prioridade à base e que as contratações serão criteriosas, o que vem sendo prometido a cada eleição nas últimas décadas e quase nunca cumprido.

Já a Série C tem previsão para iniciar dia 21 de abril, indo até a segunda metade de outubro. As duas últimas temporadas foram frustrantes e são elas que baseiam as campanhas das três chapas de oposição. Principal carro-chefe do clube para 2024, o nível de dificuldade do Brasileirão do ano que vem deve ser igual ou maior ao da temporada que passou. A busca pelos reforços a partir da eleição será, também segundo os quatro postulantes ao cargo de presidente, para que a base que disputará a Série C já esteja no Baenão desde o início de janeiro para a disputa do Campeonato Paraense.