A Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou o seu Calendário Acadêmico para o ano de 2024. No total, serão 300 dias letivos, divididos em quatro períodos (PL1, PL2, PL3 e PL4) para atender adequadamente às necessidades de diferentes cursos extensivos e intensivos oferecidos por campus, instituto e núcleo da Universidade.
Os cursos extensivos, que são a maioria dos cursos ofertados na Universidade, terão o total de 200 dias letivos, divididos em 100 dias letivos em cada período: PL2 e PL4. O PL2 terá início em 18 de março (segunda-feira) e seguirá até 15 de julho (segunda-feira). Durante esse período, haverá três feriados nacionais em dias úteis: Sexta-Feira Santa (29 de março), Dia do Trabalhador (1º de maio) e Corpus Christi (30 de maio).
Já o 4º período (PL4) inicia no dia 22 de agosto (quinta-feira) e se estende até o dia 20 de dezembro (sexta-feira). Nesse período, haverá apenas um feriado nacional: Proclamação da República (15 de novembro).
Intensivo – Por sua vez, as atividades dos cursos intensivos estão distribuídas entre o 1º período letivo e o 3º período letivo, cada um com 50 dias. O 1º período (PL1) começará já no dia 2 de janeiro (terça-feira), encerrando-se no dia 29 de fevereiro (quinta-feira). Neste período, haverá o feriado do carnaval (13 de fevereiro).
O 3º período inicia em 1º de julho (segunda-feira) e segue até 28 de agosto (quarta-feira), com um feriado estadual previsto para esse período: Adesão do Pará à Independência (15 de agosto).
Além dos períodos letivos, o calendário também apresenta todos os feriados nacionais, estaduais e municipais previstos, bem como as ações acadêmicas planejadas para cada período letivo (oferta e homologação de turmas, período de matrícula, realização de ajustes, trancamento do período letivo, lançamento de conceitos, colação de grau, entre outros).
SBPC – Em 2024, o Campus Guamá da Universidade Federal do Pará (UFPA) vai receber um dos maiores eventos científicos da América Latina, a 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada entre os dias 7 e 13 de julho de 2024. Em virtude da importância da participação de todos(as) nos debates que serão realizados nessa ocasião, será vedada a realização de outras atividades relativas ao ensino, à pesquisa, à extensão e à cultura em sala de aula, laboratório ou campo, para que toda a comunidade acadêmica acompanhe a programação que envolve todas as áreas do conhecimento, estimulando-se o diálogo interdisciplinar e a conexão entre cientistas de todo o país. A Resolução de aprovação do Calendário Acadêmico está disponível aqui.