Ao longo de toda esta semana, técnicos da Polícia Federal farão uma vistoria dos códigos-fonte das urnas eletrônicas que serão usadas nos próximos dias 2 e 30 de outubro, quando ocorrerão, respectivamente, os 1º e 2º turnos das Eleições 2022.
Veja quando começa o horário eleitoral no rádio e na TV
Os agentes irão verificar e analisar todos os detalhes do sistema de votação para reforçar, mais uma vez, que o voto eletrônico é seguro e sem chances de fraudes como tentam levantar determinados candidatos que disputam o pleito.
|
Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, o ‘código-fonte’ é a linguagem de computadores para um conjunto de comandos e instruções que ativam o sistema de um equipamento ou dispositivo eletrônico, no caso as urnas.
Os trabalhos de inspeção começaram ontem (22), e seguem até sexta-feira (26), na Sala Multiuso no subsolo do TSE. Nesta etapa, a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TSE repassa à PF informações sobre a segurança do processo eleitoral.
Motociclista morre em grave acidente na estrada de Mosqueiro
A abertura dos códigos-fonte é uma atividade obrigatória, realizada antes de cada eleição, e constitui uma das ações iniciais do Ciclo de Transparência Eleitoral.
Esse conjunto de linhas de programação pode ser inspecionado por representantes técnicos dos partidos políticos, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), das Forças Armadas, da Polícia Federal e de universidades, entre outras instituições.