A Ryzí, marca brasileira conhecida por seu design atemporal, com assinatura da diretora criativa Luiza Mallmann, mergulha no universo dos personagens de quadrinhos nacionais e lança collab inédita e superexclusiva com a Mauricio de Sousa Produções. A coleção da Turma da Mônica nasce ao unir uma característica forte de ambas as marcas, que é a valorização dos trabalhos feitos à mão, apesar de um cenário mundialmente tecnológico.
Trazendo seu DNA geométrico nas bolsas e acessórios, combinados com traços marcantes dos personagens criados pelo desenhista Mauricio de Sousa, a coleção apresenta dois modelos de bolsas feitos um a um manualmente: a Leia Micro, nas cores preto e branca, com patches dos olhinhos característicos dos personagens da Turma da Mônica e um novo modelo, com o formato do Bidu, reproduzindo todas as características do cachorro azul, sob a perspectiva do design de Mallmann. Além disso, também foram desenvolvidas duas opções de alças avulsas com olhinhos – uma na cor preta e outra em vermelho -, que podem ser usadas em qualquer modelo de bolsa da Ryzí e também, uma carteira no formato dos dentes da Mônica.
O processo foi feito em etapas, por meio de esboços e testes para trazer os traços de Mauricio de Sousa para os moldes geométricos de Ryzí. Os olhos ganharam destaque, pois são um ponto em comum em todos os personagens e por isso, foram escolhidos para um dos modelos e para as alças, colocados um a um manualmente.
Mallmann sempre busca trazer referências do universo lúdico em suas criações, se inspirando em desenhos e filmes. A Turma da Mônica sempre esteve presente em sua infância, assim como para boa parte da população brasileira. Sua mãe costumava ler os quadrinhos com vozes e características diferentes para que ela pudesse se aprofundar neste universo.
“Essa collab é sem dúvidas a realização de um sonho. A Turma da Mônica foi muito presente em meu processo de crescimento e poder unir duas marcas brasileiras, que valorizam o trabalho manual e o processo criativo, ressignificando memórias, é um desafio, mas, que gerou um resultado incrível, trazendo as características marcantes de ambas na confecção dos produtos”, comenta Mallmann.
A coleção é parte da celebração dos 60 anos da Mônica, que teve início em março de 2023. Mallmann também foi uma das estilistas convidadas para realizar uma releitura do famoso coelho azul da personagem na Exposição Sansão Estilistas Brasileiros. Além disso, um segundo drop da coleção Ryzí + Turma da Mônica deverá ser lançado em breve, com participação ativa de Mauricio de Sousa na criação do modelo.
“Para nós, é sempre uma honra poder contar com a criatividade e talento de artistas nacionais. Essa é uma oportunidade única de unir o encanto atemporal de nossos personagens com uma marca que valoriza o design e a cultura brasileiros. Amamos a nova coleção, que vai agradar tanto os fãs de longa data quanto os entusiastas de moda” afirma Mônica Sousa, diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções.
A coleção estará disponível para compra na loja física da marca e no e-commerce: Link.
Sobre a Mauricio de Sousa Produções
A Mauricio de Sousa Produções é uma das maiores empresas de entretenimento do Brasil, responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da Mônica. A MSP investe em inovação e produz conteúdos em todas as plataformas com a mais alta tecnologia, alinhando educação, cultura e entretenimento. No licenciamento, trabalha com 200 empresas que utilizam seus personagens em mais de 4 mil itens. A presença da marca na plataforma YouTube já passou de 19 bilhões de views, sendo a maior audiência para Mônica Toy, conteúdo desenvolvido exclusivamente para esta plataforma; além do engajamento e interações orgânicos com os fãs em mídias sociais. Na área editorial, possui um dos maiores estúdios do setor no mundo, com 450 títulos de livros e mais de 1 bilhão de revistas vendidas, ambos responsáveis pela alfabetização informal de milhões de brasileiros.
Mônica60
Para celebrar um marco na história da Mauricio de Sousa Produções e da cultura pop nacional, foram preparadas diversas ações em comemoração ao aniversário de 60 anos da personagem Mônica, criada em março de 1963 e que, desde então, se tornou um ícone no País. Onipresente em todos os segmentos da empresa, Mônica estará representada em artes, moda, produtos, eventos presenciais, musical, espaços temáticos, publicações especiais e conteúdos audiovisuais. As ativações terão calendário de comemorações até 2024 e serão realizadas em todo o Brasil para que nenhum fã do bairro do Limoeiro fique de fora dessa grande festa.
Sobre a Ryzí
Comandada pela diretora criativa Luiza Mallmann, a Ryzí é uma marca brasileira de acessórios conceituais em couro que valoriza o handcraft de artesãos locais, o design e a atemporalidade. Guiada pela inovação e tendências mundiais, a marca traz as formas geométricas em peças únicas para traduzir a sua identidade estética.
Créditos
Com informações Agência Helena Augusta
Foto: Divulgação