A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), seguindo as diretrizes da atual gestão de permanente combate à discriminação e pela promoção da inclusão no futebol está apoiando, pelo segundo ano consecutivo, a Seleção Brasileira de Futsal Nanismo, administrada pela Associação Brasileira de Esportes para Pessoas com Nanismo (ABEN) e mais conhecida como “Seleção Brasa”, que irá participar da primeira Copa do Mundo da modalidade, que acontece de 06 a 12 de novembro, em Buenos Aires.
O evento será organizado pela Federação Internacional de Futebol de Nanismo e contará com a participação de seleções de 16 países e 4 continentes.
Por meio dos fundos CBF Transforma e CONMEBOL Evolução, a CBF forneceu as passagens aéreas nacionais e internacionais da equipe, seguros de viagem e uniformes para toda a delegação.
A Seleção Brasa representa um marco para a construção de uma cultura de inclusão no futebol e uma verdadeira fonte de inspiração para as pessoas com deficiência e toda a sociedade brasileira. Esta não é a primeira vez que a CBF é parceira da Seleção Brasa. Em 2022, a entidade já havia viabilizado a participação da equipe na Copa América de Futsal Nanismo, também realizada na Argentina.
“Nossa luta pelo fim do preconceito é por todos e para todos que amam o futebol. E nosso trabalho diário e constante é pela inclusão no esporte, que se fortalece com o apoio a iniciativas como esta. Estamos honrados em fazer parte de uma parceria tão importante, que une a paixão pelo futebol ao combate à discriminação”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
A Seleção Brasa já iniciou os treinamentos para a competição. No último dia 21, a equipe se apresentou no Rio de Janeiro para uma pré-temporada de duas semanas, inicialmente na sede da Associação Niteroiense de Deficientes Físicos (ANDEF). No dia 26, a equipe segue para a cidade de Magé, no interior do estado do Rio de Janeiro, onde realizará a fase final de preparação, contando com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Magé. A viagem para a Argentina ocorrerá no dia 3 de novembro.
Mas antes disso, no dia 31 de outubro, próxima terça-feira, a delegação será recebida na sede da CBF pelo presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues. Na programação, uma visita ao Museu Seleção Brasileira, seguida de almoço. Na sequência, será a vez da equipe conhecer o estádio do Maracanã.
PROGRAMAÇÃO
21/10 a 03/11 – Pré-Temporada
21 a 26/10, em Niterói, com apoio da Associação Niteroiense de Deficientes ANDEF
27/10 a 03/11, em Magé, com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Município de
Magé
31/10 – Visita da “Seleção Brasa” ao MUSEU SELEÇÃO BRASILEIRA (CBF) e visita ao Estádio do Maracanã.
03/11 – Embarque para Buenos Aires.