Luana Piovani é conhecida como uma mulher que não tem medo de se posicionar e refletir sobre diversos temas. Isso tem um preço sobre a saúde mental que ela conhece bem. Por isso, a busca pelo equilíbrio e o autocuidado com a mente é uma constante na vida da atriz e apresentadora, e um assunto sobre o qual ela faz questão de debater no sexto episódio de ‘Luana é de Lua’, que o E! Entertainment exibe nesta quinta-feira (26), às 20h30.
As pressões que sofremos na carreira, o acúmulo de tarefas dentro e fora de casa, sobretudo pelas mulheres, o estresse causado pela tecnologia e pelos deslocamentos no trânsito se tornaram questões comuns a quase todos. E, em paralelo, a necessidade de parecer bem e saudável, mesmo que seja somente nas redes sociais, é mais uma fonte de ansiedade. Por isso, falar sobre saúde mental é uma necessidade coletiva.
Para esse papo analítico, Luana recebe o ator e rapper André Ramiro, que conta como usou a depressão para curar feridas antigas em sua família, a atriz e modelo Luciana Vendramini, que abre o coração sobre a luta vitoriosa contra os efeitos do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), a escritora Duda Porto, amiga de Luana que amparou num momento de fragilidade emocional e a psicanalista Elisama Santos, que traz à conversa ponderações interessantes sobre as histórias de cada convidado. “Em relação à saúde mental, acho que falta um pouco de acolhimento. As pessoas não sabem lidar com lágrimas”, observa a apresentadora.
Luana tem ainda encontros com a atriz Luana Tanaka, que conta sua experiência com terapia e psicanálise, e com o psicoterapeuta Mario Koziner, que conduz uma sessão de Constelação Familiar com a apresentadora. Uma conversa sobre o avanço das pesquisas sobre substâncias psicodélicas nos tratamentos psiquiátricos com o jornalista Bruno Torturra e o biomédico Renato Filev completam o episódio, que encerra a segunda temporada do programa.