Pará

Marituba recebe exposição de aprendizado

Evento realizado por instituto desenvolve a autoconfiança, conhecimento sobre assuntos regionais e a comunicação, além da aproximação com a arte. Espaço está aberto para visitação gratuita do público. Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.
Evento realizado por instituto desenvolve a autoconfiança, conhecimento sobre assuntos regionais e a comunicação, além da aproximação com a arte. Espaço está aberto para visitação gratuita do público. Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.

Ana Laura Costa

Desenvolver a autoconfiança, habilidades de comunicação e explorar conhecimentos de crianças e adolescentes, são apenas alguns dos objetivos da 2ª Exposição de Aprendizado, realizada pelo Instituto Paraense de Educação e Arte (Ipearte), na sede da instituição, em Marituba. Ontem (24), em alusão ao Dia das Crianças, também foram realizadas atividades recreativas para os alunos de 7 a 13 anos.

Quem visita a exposição, que segue até o próximo sábado (28), pode prestigiar os trabalhos realizados por alunos no Ipearte, que aborda temas como meio ambiente; reciclagem, reaproveitamento; biodiversidade; as riquezas da região Amazônica, além de desenvolvimento de sustentabilidade, todos representados em maquetes.

Uma das professoras do Instituto, Ariadne Figueiredo, destaca que o desenvolvimento da parceria entre os alunos na elaboração das atividades é apenas um dos benefícios perceptíveis durante o processo de aprendizagem. “Sabe aquele adulto que não consegue falar quando tem um seminário para apresentar na faculdade? Eles não terão esse problema. Já conseguem se apresentar e falar para pessoas que eles não conhecem. As pessoas vêm aqui, perguntam sobre o trabalho e eles conseguem desenvolver o tema, ou seja, a segurança e autoconfiança também são desenvolvidas, né?”, pontua.

Caminho esse muito bem percorrido pela aluna Suyanne Ganor, de 10 anos. Comunicativa, a estudante revelou que aprendeu a ler no instituto, de um jeito muito mais divertido. “Gosto muito de vir para cá, a gente aprende brincando. Tinham coisas que eu não sabia e fui aprendendo tudo durante as atividades. É muito legal!”, afirma.

José Alessandro, 10, é aluno do Ipearte desde 2021. E para ele que sonha em ser jornalista, tanto a exposição quanto às atividades esportivas e musicais, aguçam sua curiosidade e desenvolvem a oratória. “Aqui me divirto e aprendo. Tem coisas que aprendi aqui e nunca ouvi falar na escola, também gosto mais de estar aqui do que em casa! Sempre estou aprendendo, sempre”, ressalta.

GASTRONOMIA

Em parceria com o Instituto de Gastronomia do Amanhã (ICAA), um curso de Gastronomia também está sendo realizado no Ipearte até a próxima sexta-feira (27). O curso tem aproximadamente 30 alunos, todos voltados para alunos da instituição, familiares e moradores do entorno.

Uma das alunas é a artesã Maria Risoneide, de 54 anos. Segundo ela, foram mais de 15 anos trabalhando na cozinha, mas aprender novas técnicas nunca é demais. “Iniciativas como essa são muito boas, devia ter mais. Tem muitas pessoas carentes que precisam de cursos como esse mas não tem condições financeiras de pagar, né? Isso aqui é uma oportunidade, às vezes a gente só precisa de uma oportunidade”, considera.

A coordenadora técnica e instrutora do curso, Verena Aquino, ressalta que o maior objetivo do ‘Gastronomia do Amanhã’, é justamente trabalhar com pessoas em situação de vulnerabilidade social, que muitas vezes não têm renda. “ A gente diz que plantamos a semente do empreendedorismo por meio da cozinha. Não ensinamos apenas receitas, né? O nosso objetivo é mudar de fato a vida dessas mulheres, dessas pessoas”, ressalta.