O ano de 2023 está chegando ao fim, e com isso, uma grande onda de preocupação e ansiedade toma conta dos estudantes devido aos exames finais e vestibulares. Segundo uma pesquisa divulgada pelo Datafolha, a pedido do Itaú Social, Fundação Lemann e BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), na visão dos pais, cerca de 34% dos jovens alunos possuem dificuldades em controlar suas emoções e outros 24% se sentem sobrecarregados. Dessa forma, manter os cuidados pessoais com a saúde mental se torna indispensável.
Na visão de Jefferson Vendrametto, Diretor de Relações Institucionais da rede de educação Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos), o esgotamento mental pode influenciar no desempenho dos estudantes em suas provas finais e vestibulares. “O bem-estar em momentos importantes na vida de um aluno, como grandes exames, é extremamente importante. Sentir-se ansioso ou emocionalmente pressionado pode levar à instabilidade psicológica e, consequentemente, a resultados negativos nos vestibulares”, afirma Jefferson.
A presença de profissionais especializados em saúde mental nos centros de ensino são pontos cruciais no processo de ajuda e amparo aos estudantes, principalmente dos vestibulandos. Em conjunto com os educadores, esse profissional desenvolve ações que promovem o bem-estar psicológico dos alunos, evitando, assim, o excesso de estresse e melhorando a aprendizagem. Entretanto, segundo o levantamento feito pelo GLOBO, baseado nos dados do Censo Escolar de 2022, o número de psicólogos dentro das escolas da rede pública de ensino corresponde a apenas 0,05% dos estudantes matriculados, ou seja, menos de 0,1%: são 24.434 profissionais para 47,4 milhões de alunos dos ensinos infantil, fundamental e médio.
Pensando na falta de psicólogos e profissionais qualificados para cuidarem da saúde mental dos estudantes nesse período de exames e vestibulares, Jefferson Vendrametto, Diretor de Relações Institucionais do Cebrac, traz 5 dicas sobre como cuidar de sua saúde mental para se sair bem nos testes finais:
Tenha o sono em dia: durante a noite, o cérebro executa muitas funções necessárias para o bom funcionamento durante o dia, o que ajuda muito no aprendizado. Dormir bem faz parte de uma boa rotina de estudos.
Respeite seu tempo: dependendo do seu objetivo, principalmente quando se trata de vestibulares, pode ser que atingi-los leve mais tempo do que as metas de outras pessoas. O mais importante é ter consciência de seus desafios e quanto tempo você pode levar para enfrentá-los.
Se exercite: a atividade física é uma das alternativas para melhorar a sua saúde mental. Ao finalizar uma série de exercícios, o corpo produz um hormônio chamado endorfina, responsável por proporcionar uma sensação de bem-estar e prazer.
Lembre-se do seu lazer: seja assistir séries, sair com amigos ou ouvir música, seus hobbies também são importantes. Eles te ajudam a relaxar e, dessa forma, melhoram a sua saúde mental.
Tenha ajuda psicológica: identificar e entender os seus sentimentos com ajuda de um psicólogo, é uma das chaves para ter uma saúde psíquica ainda melhor. Esse profissional irá te escutar e auxiliar da maneira mais qualificada possível. Procure ajuda.
Durante o período preparatório para grandes vestibulares e provas, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Cebrac realizará lives abertas ao público para os estudantes terem mais uma base de estudos e se sentirem ainda mais preparados para essa época de exames importantes.
Créditos
Com informações da Queissada Comunicação
Foto: Divulgação