Notícias

Senado aprova projeto que pode aumentar conta de luz no Pará

Comissão de Infraestrutura do Senado aprova projeto de lei que pode aumentar tarifa de luz no Pará

FOTO: Jefferson Rudy/Agência Senado
Comissão de Infraestrutura do Senado aprova projeto de lei que pode aumentar tarifa de luz no Pará FOTO: Jefferson Rudy/Agência Senado

DOL

 

A Comissão de Infraestrutura do Senado aprovou um projeto que visa suspender normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de redução da tarifa de energia elétrica no Norte e no Nordeste.

A proposta é de autoria do deputado Danilo Forte (União – CE) | (Reprodução)

A Comissão de Infraestrutura do Senado aprovou, nesta terça-feira (24), um projeto de decreto legislativo que poderá impactar diretamente a conta de energia elétrica em 16 estados brasileiros, incluindo o Pará.

O projeto visa suspender as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que recentemente alteraram o cálculo das tarifas de energia, resultando em reduções para os consumidores das regiões Norte e Nordeste do país.

O parecer favorável da Comissão de Infraestrutura do Senado, conta com o apoio do senador Otto Alencar (PSD-BA), relator do projeto na comissão. O senador alega que as normas da Aneel representam “uma política ineficiente do ponto de vista da utilização dos nossos recursos naturais e equivocada”.

A proposta foi aprovada pela Câmara dos Deputados em novembro de 2022, sob a autoria do deputado Danilo Forte (União-CE). O texto aprovado pela Comissão de Infraestrutura do Senado agora seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça da Casa para análise.

IMPACTO NA TARIFA

A decisão da Aneel de alterar o cálculo das tarifas de energia teve como objetivo reduzir o valor cobrado dos consumidores, gerando uma diminuição média de 0,8% nas tarifas no Nordeste e 2,4% no Norte. Essa medida se justificava pelo fato de que essas regiões tornaram-se exportadoras de energia elétrica para outras partes do país.

Contudo, essa mudança na política tarifária também resultou em custos mais elevados para os empreendimentos de geração de energia no Norte e no Nordeste. O projeto que agora tramita no Senado pretende reverter essa situação, aliviando o impacto sobre os empreendimentos e, consequentemente, restabelecer um valor mais alto nas contas de energia para os consumidores.