Pará

Salinópolis chega aos 122 anos e vai ganhar Usina da Paz

Governador Helder Barbalho autorizou a obra, que será construída pela Vale em terreno doado pela prefeitura, consolidando mais um equipamento de promoção da cidadania e segurança. Foto: Agência Pará
Governador Helder Barbalho autorizou a obra, que será construída pela Vale em terreno doado pela prefeitura, consolidando mais um equipamento de promoção da cidadania e segurança. Foto: Agência Pará

Na programação comemorativa pelos 122 anos de emancipação do município de Salinópolis, na Região de Integração Rio Caeté, nordeste paraense, o governador Helder Barbalho assinou, na manhã deste sábado (21), a Ordem de Serviço que garante o início das obras da Usina da Paz. O ato teve as presenças da vice-governadora, Hana Ghassan; do prefeito de Salinas, Carlos Alberto de Sena Filho (Kaká Sena), e de outras autoridades federais, estaduais e municipais.

“Estou muito feliz que, no aniversário de Salinópolis, a Usina da Paz está chegando para cumprir a missão da transformação social com a oferta de cidadania. Essa cidade, que cresce a cada instante, com suas vocações e belezas naturais, precisa estar preparada para os desafios sociais. E cuidando das pessoas, daquelas que mais precisam. A Usina da Paz tem esse papel, por isso estamos aqui oferecendo serviços, ofertando benefícios para os que mais precisam, e trazendo essa grande ação de cidadania com um empreendimento extraordinário, que é a Usina da Paz”, destacou Helder Barbalho.

Terreno doado pela prefeitura, onde será erguida a Usina da Paz em Salinópolis
Terreno doado pela prefeitura, onde será erguida a Usina da Paz em Salinópolis. Foto: Roni Moreira/Agência Pará

Reconhecidas nacionalmente como uma estratégia inovadora na esfera da segurança pública e promoção da cidadania, as Usinas da Paz desempenham um papel fundamental no Programa Territórios pela Paz (TerPaz), do governo estadual, que direciona seus esforços para áreas vulneráveis nos âmbitos social e econômico.

Em Salinópolis, o complexo multifuncional será construído em um terreno doado pela prefeitura, na Rua Padre José Tocantins, entre as ruas Mamede e Dilcinardo Antônio Batista (ao lado da Cosanpa), no bairro São José. A UsiPaz oferecerá mais de 70 serviços essenciais gratuitos em áreas essenciais, como saúde, educação, assistência social, cultura e esporte.

Expectativa – O pedreiro Marcelo da Silva mora em Salinas há 20 anos, e disse estar ansioso pela chegada da UsiPaz à região. “Eu já estava na expectativa, porque o governo está investindo por todo o Pará, e graças a Deus fomos presenteados com esta Usina da Paz. Vai trazer muitos benefícios, inclusive para o esporte, que está crescendo muito aqui em Salinas. Vai ser muito bom para nós”, garantiu o morador.

A manicure Nádia Moreira também aguarda pelos serviços da Usina da Paz. “Eu já vi pela televisão os anúncios sobre o projeto, os benefícios. Fiquei muito animada porque tem muitas atividades. Estou ansiosa para ver ela pronta e funcionando. Vai ser algo muito bom para cidade”, disse Nádia.

Parceria – A construção da UsiPaz em Salinópolis é resultado de uma parceria entre o governo do Estado e a empresa Vale. O local escolhido reforça a presença do Estado em comunidades vulneráveis, a fim de garantir mais segurança, cidadania e inclusão social.

Até o momento, o Pará conta com nove Usinas da Paz em funcionamento, das quais cinco na Região Metropolitana de Belém e duas no Sudeste do Estado. A meta do governo é entregar 40 complexos multifuncionais até 2025, com o objetivo de estender ainda mais os impactos positivos dessa iniciativa que fortalece a cidadania e a segurança pública no Pará.