Por terem identificado um possível novo asteroide em um programa da Nasa – a agência espacial norte-americana -, estudantes do ensino médio da Escola Estadual Honorato Filgueiras, no distrito de Mosqueiro, em Belém, receberam medalhas de Honra ao Mérito, em Brasília (DF), na sexta-feira (20), durante a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a premiação foi realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, e condecorou os alunos paraenses Miguel Baía, Victor Moisés, Júlia Barbosa, Paula Vitória, Rakel Bentes e Luís Felipe, além do professor Hélio Júnior, que coordena a equipe.
“Para mim foi muito prazeroso ter ido a Brasília representar meu Estado, minha escola, a terra em que nasci. Estou muito agradecido a toda minha família, por ter me apoiado nessa grande jornada, e também ao professor Hélio, por ter proporcionado essa oportunidade, mas também a toda a coordenação pedagógica da Escola pelo apoio, e por fim ao governador Helder Barbalho, também pelo apoio e incentivo. Ficamos imensamente felizes em ser homenageados e premiados em Brasília’”, disse Miguel Baía.
Paula Vitória, do 1º ano do ensino médio, contou que a premiação foi muito importante, pois a equipe teve a oportunidade de trocar ideias e experiências com outros estudantes do País. “Foi algo muito importante para todos nós da equipe. Fomos premiados e homenageados, assim como outras equipes que também participaram do Programa Caça Heroes. Foi e será uma experiência que jamais esqueceremos. Interagimos com outras pessoas apaixonadas pela mesma área que nós. Adquirimos ainda mais conhecimento voltado para as ciências e tecnologia. Quero agradecer ao professor Hélio, ao governador Helder Barbalho, a nossas famílias e à escola por terem nos apoiado desde sempre”, ressaltou.
Em Brasília, os alunos foram acompanhados pelo professor de Química Hélio Júnior, pela diretora da Escola, Arneide Carvalho, e pelo diretor Regional de Ensino de Santa Bárbara do Pará, Luiz Malato.