Bola

Parazão B1: primeira vaga na elite será decidida hoje

Nildo Lima

O torcedor paraense conhece hoje o primeiro dos dois clubes que estarão na elite do futebol paraense de 2024, disputando o Parazão. Santa Rosa e Santos fazem o jogo de volta valendo pela semifinal da B1 do Estadual, também apelidada carinhosamente de Segundinha. A equipe classificada enfrentará, na decisão da competição, o classificado do confronto entre Parauapebas e Canaã, que teve o seu jogo de ida disputado ontem na cidade de Parauapebas. O Santa Rosa entra em campo com a vantagem do empate por ter vencido o primeiro jogo por 1 a 0.

O Santos, filial da matriz do time homônimo amapaense, por sua vez, precisa dar o troco ao adversário na partida das 16h, no Centro de Treinamento José Reinaldo Pismel, do Castanhal. Vitória da equipe santista por diferença de apenas um gol levará a decisão para os tiros livres da marca do pênalti. Para seguir na disputa, o Peixe Amazônico precisa vencer com vantagem de dois ou mais gols. Para o Santos a classificação à 1ª Divisão seria algo inédito na história do clube.

Já o Santa Rosa, que nasceu em Icoaraci, mas já teve como sede diversos municípios, estando de volta à Belém, a classificação representaria o retorno do time ao Parazão, que o clube já disputou por 17 vezes, tendo estreado em 1983 e tido sua última participação em 2011.

O árbitro do jogo de hoje será Dewson Fernando Freitas da Silva, com as assistências de Acácio Menezes Leão e Ederson Brito de Albuquerque.