Para quem gosta de carnaval fora de época, como este colunista, o anúncio da edição da Micarina 2023, em Teresina, com atrações de peso como Bell Marques, Claudia Leitte, Leo Santana, Pedro Sampaio, Banda Eva e outros mais, em blocos e camarotes com preços bem mais em conta que de outras micaretas, acendeu a vontade de conhecer o evento e a capital do Piauí, a última que faltava no currículo de viagens da região Nordeste. Viagem planejada e realizada com sucesso!
Teresina se pode dizer, é o ‘patinho feio’ entre as capitais nordestinas pelo simples motivo de não estar localizada no belo litoral da costa brasileira, além do calor, famoso até mesmo entre quem nunca botou os pés na cidade. “Mas tu vais pra Teresina? Naquele calor? Lá não tem nada…”, foram algumas das frases que ouvi. Pois saiba que a capital piauiense é sim, calorenta, um desafio para se conhecê-la, até mesmo por quem mora em Belém, também quente, porém úmida, diferente de lá. Mas isso não é motivo para deixar de visitá-la.
Teresina pode e deve entrar no roteiro de quem quer conhecer o Brasil em suas várias faces. A cidade tem aquele jeitão de sertão nordestino, com uma arquitetura bem característica das cidades da região. Um passeio pela cidade e se pode observar moradores em frente de suas casas a olhar a movimentação, bem tranquila por sinal.
Banhada pelos rios Poti e Parnaíba, uma das atrações é o Parque Ambiental Encontro dos Rios, área de relevante interesse ecológico, onde os dois rios, como o próprio nome sugere, se encontram.
O local é todo arborizado, tem trilhas, quiosques com venda de artesanato local, além de um restaurante flutuante com pratos à base de pescados fisgados no próprio local. Uma estátua do Cabeça de Cuia, lenda da cidade que fala de um ser que vaga pelos rios é atração para os turistas.
No centro da cidade chama a atenção o Teatro 4 de Setembro e a Central de Artesanato Mestre Dezinho, onde se encontram artigos da região, como castanha de caju, doce de buriti, e a deliciosa cajuína, uma bebida não alcoólica à base do caju.
Se o calor apertar demais, uma fuga para conhecer os shoppings Teresina e Rio Poti garantem a temperatura amena típica desses centros de compra que não deixam nada a desejar para outros shoppings do país.
A menina dos olhos do turismo local é a Ponte Estaiada, parte de um complexo turístico inaugurado em 2010 para celebrar os 150 anos da cidade. Lá tem elevadores panorâmicos, trilhas, barraquinhas e um mirante de 95 metros onde se observa a cidade em 360º com destaque para o belo rio Poti.
O deslocamento na cidade pode ser facilmente feito em veículos por aplicativo. A impressão é de que tudo é bem pertinho. E sobre a Micarina, bom, ela é realizada na avenida Raul Lopes, onde está a Ponte Estaiada. O carnaval indoor faz um trecho de vai e volta na via, onde são construídos camarotes e a festa pega fogo até a madrugada, com a animação de um povo simples e acolhedor aos turistas que chegam para participar da folia. Teresina tem sim muito a oferecer. Faça uma visita!
Fale com o colunista: [email protected] / @luizoctav