Entretenimento

Gigi Furtado e João Daibes se unem em tributo ao maestro Waldemar Henrique

Encontro entre Gigi Furtado e João Daibes é abraço de gerações da música paraense. FOTOS: BIA BERGMAN / DIVULGAÇÃO E WALDA MARQUES / DIVULGAÇÃO
Encontro entre Gigi Furtado e João Daibes é abraço de gerações da música paraense. FOTOS: BIA BERGMAN / DIVULGAÇÃO E WALDA MARQUES / DIVULGAÇÃO

A cantora Gigi Furtado e o pianista João Daibes sobem juntos ao palco do Teatro do Sesi, neste sábado, 21, às 20h, unindo duas gerações da música paraense para um tributo especial. O show “Ao mestre com carinho. Uma homenagem a Waldemar Henrique” revê a obra do maestro, contando com as participações especiais de Lucinnha Bastos, Eduardo du Norte, Tiago Amaral (clarinete), Eugênia Pinon e Marcos Salgado. A apresentação ainda conta com o visual das ilustrações da artista plástica Fattivitá, inspiradas no maestro e suas canções.

O repertório está repleto de preciosas composições de Waldemar Henrique, como “Fiz da vida uma canção”, “Uirapuru”, “Tamba-tajá”, Matinta Perera”, “Senhora Dona Sancha”, “Primavera” e “Valsinha do Marajó”. Gigi e Daibes serão acompanhados pelos músicos Jade Norah Guilhon (viola e bandolim), Mário Jorge Garcia (baixo) e João Paulo Pires (percussão).

“Cantaremos a nosso modo e com muito afeto as lendas, os pontos, os batuques, as canções do inesquecível maestro”, destaca Gigi, cantora com 21 anos de carreira e dona de trabalhos relevantes, como o álbum “Kizomba”, premiado no Prêmio Amazônia de Música.

Com apenas 19 anos, João Daibes acrescenta vivacidade a esse “modo”. Jovem talento do piano, ele estuda o música desde os três anos e toca profissionalmente desde os 13. Em tão pouco tempo, já lançou um álbum de composições próprias, “Solar do Amores”, que chegou ao público em 2022. Sobre interpretar Waldemar ao lado de Gigi, Daibes aposta no fio condutor do sentimento.

“O desafio é grande, pois Waldemar já foi cantado por muitos. Estamos preparando um show lindo. Espero que as pessoas se emocionem como nós já estamos emocionados desde os ensaios”, diz o pianista, que também dividirá os vocais com Gigi.

A parceria entre os dois surgiu no salão da Casa do Fauno, onde o músico acompanhou a cantora em algumas apresentações, e a surpreendeu com o seu desempenho vocal. Logo veio a ideia de uma parceria em um show mais elaborado, cujo tema, conta Gigi, lhe surgiu em sonho: “Sempre gostei de ouvir o João Daibes tocar, mas ele me encantou cantando. Eu o convidei para fazer um show cantando, no teatro. Depois, sonhei que estávamos no palco diante da plateia lotada e eu mostrava para ele dizendo: ‘Olha. Ao mestre com carinho. Waldemar Henrique’. Quando contei o sonho, ele (Daibes) disse: ‘É isso!’”

Fazer este espetáculo, dizem os artistas, é saudar uma grande referência de ambos na música. “Conheci a música de Waldemar Henrique aos 17 anos, quando eu estudava no Conservatório Carlos Gomes. Eu vim do erudito e foi de forma clássica que ele me foi apresentado, mas a música dele nunca ficou distante dos artistas populares”, recorda Gigi. “Waldemar Henrique me faz mergulhar nas memórias de infância como, ‘no meu tempo encantado de criança (risos)’”, conta a cantora, citando trecho da música “Senhora Dona Sancha”.

ESPECIAL

“Ao mestre com carinho. Uma homenagem a Waldemar Henrique” – Show de Gigi Furtado e João Daibes
Quando: Sábado, 21, às 20h.
Onde: Teatro do Sesi (Av. Almirante Barroso, 2540, Marco)
Quanto: Entre R$ 30 e R$ 60, à venda no Sympla (bileto.sympla.com.br/event/ 87996) e na bilheteria do teatro, de 9h às 18h.