Entretenimento

Mostra Circense Te Abicora pra Rua ganha a praça na Marambaia

Os artistas e produtores culturais Ajota Takashi, Assucena Pereira e Taís Sawaki são os idealizadores do evento FOTO: DIVULGAÇÃO
Os artistas e produtores culturais Ajota Takashi, Assucena Pereira e Taís Sawaki são os idealizadores do evento FOTO: DIVULGAÇÃO

Texto: Aline Rodrigues

Ô abre alas, que a palhaçaria pede passagem, e promete encantar os moradores do bairro da Marambaia, em Belém, nesta sexta-feira, 20, e sábado, 21, durante a 1ª Mostra Circense Te Abicora pra Rua, que acontecerá na Praça Tancredo Neves, com apresentações de grupos das regiões Norte e Nordeste. Idealizado pelos artistas circenses e produtores culturais paraenses Assucena Pereira, Ajota Takashi e Taís Sawaki, o evento tem ainda na programação ações formativas que iniciam nesta quarta-feira, 18, e seguem amanhã, 19, em espaços culturais do bairro, no formato de vivências circences e de palhaçaria, voltadas para jovens e adolescentes.

“O objetivo da mostra é justamente o intercâmbio de conhecimento entre os artistas nortistas, nordestinos e a comunidade local. Escolhemos a rua como nosso espaço de trabalho, por acreditar que a arte deve ser acessível e democrática, afinal, palhaço existe através da relação também. Essa primeira edição vai acontecer no bairro da Marambaia, onde resido há seis anos, e por ser um grande polo cultural”, explica Assucena.

Desde que começou a pesquisar a palhaçaria, Assucena sentia falta de eventos dessa natureza, que dessem ênfase à linguagem circense e que fossem na rua, principalmente. “Foi um projeto sonhado com dois outros artistas, Ajota Takashi e Tais Sawaki, palhaços de Ananindeua. Trabalhamos juntos há quatro anos no grupo Folhas de Papel, que também está assumindo a produção do evento. Nessa primeira edição, teremos espetáculos, performances, ações formativas de artistas locais e nacionais”, acrescenta.

Hoje e sexta-feira, 20, às 9h, no Centro Comunitário de Tiradentes, acontece a ação formativa “Palhaçaria e Potência de Vida”, ministrada por Alysson Lemos, artista de Fortaleza. E amanhã, dia 19, às 15h, no mesmo local, tem a formação “Traca – Traca”, ministrada por Dú Yãndi, de Recife.

“Nos dias 20 e 21, a partir das 17h30, na Praça Tancredo Neves, estarão conosco o Palhaço Gambiarra, Circo Nós Tantos, Palhaço Fio Dental, Palhaça Xulipa Margarida, a performer Wanessa Guimarães, e o Palhaço Mystério”, conta Assucena. Dentro da mostra, acontecerá ainda vivência circense com o artista Yure Lee, aberta à comunidade da Marambaia, no dia 20, às 17h30.

O projeto foi contemplado pelo Edital de Incentivo à Arte e Cultura da Fundação Cultural do Pará e intenciona democratizar o acesso à arte como um direito de todos. “A ideia é descentralizar os eventos culturais. Esse projeto terá outras edições, anual ou bienalmente. Mas que de alguma forma consigamos fomentar a cultura do chapéu e da arte de rua, como grandes potências de transformações sociais. Nossa próxima edição vai acontecer em Ananindeua”, avisa Assucena.