Grande Belém

Mais Médicos: Belém vai receber o reforço de 49 profissionais

Programa tem atingido regiões mais remotas do Brasil. FOTO: MARCELO CAMARGO / AGÊNCIA BRASIL
Programa tem atingido regiões mais remotas do Brasil. FOTO: MARCELO CAMARGO / AGÊNCIA BRASIL

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), promove nesta quarta-feira, 1, a cerimônia de acolhimento de mais 49 médicos do programa Mais Médicos do governo federal. O evento acontece, às 8h, no auditório da Fundação Cultural de Belém (Fumbel).

Os novos médicos atuarão em 35 unidades de Belém e dos distritos da capital, além de compor as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), ajudando a aumentar de 28% a 70% a cobertura da Atenção Primária em Belém. Essa é a segunda leva de médicos do programa que passam a atender na rede de saúde de capital. Os primeiros 50 médicos foram convocados em julho deste ano.

Mais Médicos – Promovido pelo Ministério da Saúde com apoio de estados e municípios para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o programa concentra os trabalhos dos médicos em regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais, reorganizando a oferta de novas vagas de pós-graduação com o curso Medicina da Família e Comunidade.

A retomada do programa pelo governo federal inaugura um momento histórico para o município de Belém, por fortalecer o atendimento centrado na pessoa e na comunidade, para melhor êxito da atuação das equipes de saúde no tratamento e cura dos agravos da população.

A nova convocação faz parte das várias etapas do modelo de ampliação da Atenção Básica à Saúde, que tem como objetivo expandir o raio de ação e qualificar o atendimento à população de Belém.