Entretenimento

Sarau Chuva de Poesia relembra Rodrigues Pinagé no Theatro da Paz

Sarau Chuva de Poesia relembra Rodrigues Pinagé no Theatro da Paz Sarau Chuva de Poesia relembra Rodrigues Pinagé no Theatro da Paz Sarau Chuva de Poesia relembra Rodrigues Pinagé no Theatro da Paz Sarau Chuva de Poesia relembra Rodrigues Pinagé no Theatro da Paz
Evento marca a reabertura do Foyer do Theatro da Paz e será aberto a poetas locais que quiserem ler poemas FOTO: jader paes/ag. pará
Evento marca a reabertura do Foyer do Theatro da Paz e será aberto a poetas locais que quiserem ler poemas FOTO: jader paes/ag. pará

AGÊNCIA PARÁ

Nesta terça-feira (17), às 18h, o Foyer do Theatro da Paz será palco do primeiro “Sarau Chuva de Poesia”, um evento que promete envolver os amantes da literatura. Nesta edição inaugural, o sarau prestará uma homenagem ao escritor Rodrigues Pinagé. A iniciativa é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Theatro da Paz.

De acordo com Edyr Augusto, diretor do Theatro da Paz, o sarau representa uma alternativa cultural que vem celebrar a poesia e proporcionar um espaço acolhedor, onde poetas e público possam compartilhar suas criações e se conectar através das palavras.

“O Foyer estava fechado para reparos e nós estamos reabrindo o espaço para a visitação, e também para a poesia. Esperamos viver grandes momentos neste belíssimo espaço e este é só o primeiro sarau de muitos outros que virão”, declarou o diretor. O evento ainda busca estimular a criatividade e a expressão artística, além de envolver talentos da literatura local, fortalecendo a cultura literária em Belém.

O homenageado, José Rodrigues Pinagé, nasceu em Natal (RN), em 29 de outubro de 1895, e faleceu em Belém, em 1973. Foi poeta que se dedicou aos estilos lírico e satírico, trovador, tipógrafo, jornalista e servidor público, sendo conhecido como o “Príncipe dos Poetas Paraenses”, título oficial recebido do Governo do Estado do Pará em 1964.

Conhecido por sua escrita sensível e marcante, Pinagé é um dos ícones da literatura paraense. Sua poesia evoca as belezas e peculiaridades da região amazônica, com reflexões sobre a vida e a natureza. A homenagem ao escritor no primeiro “Sarau Chuva de Poesia” reconhece sua contribuição literária e inspira novos talentos.

Sob a curadoria do poeta Renato Gusmão, a abertura contará com a participação do ator Adriano Barroso, que irá performar recitando trechos das obras de Rodrigues Pinagé. Os poetas locais também terão a oportunidade de recitar seus próprios poemas ou declamar obras de outros autores que os inspirem.

LITERÁRIO

Sarau Chuva de Poesia
Quando: Hoje, 17, às 18h
Onde: Foyer do Theatro da Paz (Rua da Paz, s/n – Campina)
Quanto: Gratuito.