Pará

Ciretran de Ananindeua é reestruturada e tem serviços ampliados

População da região metropolitana será beneficiada com o espaço com a oferta serviços de habilitação e veículos para usuários. Foto: Marco Santos/Ag. Pará
População da região metropolitana será beneficiada com o espaço com a oferta serviços de habilitação e veículos para usuários. Foto: Marco Santos/Ag. Pará

Os usuários dos serviços do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), em Ananindeua, já podem contar com um atendimento mais confortável e ampliado. O governo do Estado entregou, nesta segunda-feira (16/10), o novo prédio da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) do município, que passa a contar com espaços totalmente reestruturados.

Com capacidade para atender cerca de 300 pessoas por dia, a Ciretran oferta serviços de habilitação e veículos para usuários de Ananindeua e demais municípios da região metropolitana de Belém. A unidade é estratégica para agilizar processos de condutores atendidos na Grande Belém. Com a reconstrução, a Ciretran passa a contar com espaços climatizados, novo mobiliário, área de atendimento ampla e moderna, novos equipamentos tecnológicos, estacionamento para pessoas com deficiência, paisagismo e salas de retaguarda, além de uma área própria para exames práticos de moto.

O ato de entrega contou com a presença da governadora em exercício, Hana Ghassan. Além da nova Ciretran, a vice-governadora também assinou a ordem de serviço para sinalização viária vertical e horizontal da avenida Mário Covas.

O ato de entrega contou com a presença da governadora em exercício, Hana Ghassan. Foto: Marco Santos/Ag. Pará

Serão 8 km de via sinalizada desde a BR-316 até a avenida Augusto Montenegro. A sinalização é um importante instrumento de segurança de trânsito, especialmente em vias de grande fluxo de veículos, ciclistas e pedestres.

“Hoje estamos realizando entregas concretas, de mais serviços para a população e mais dignidade para os servidores. Ampliar e descentralizar os serviços do Detran são fundamentais porque evita o deslocamento para Belém. Da mesma forma, é motivo de muito orgulho para nós realizarmos a sinalização da Mário Covas, que muito beneficiará a população e é nisso que pensamos diariamente no nosso governo, de como podemos melhorar a vida dos paraenses”, destacou Hana.

As melhorias estruturadas e humanas nas Ciretrans são prioridades da atual gestão do Detran.

“Já são 21 Ciretrans reconstruídas para melhorar e ampliar a presença do Detran nos municípios do Pará, ofertando um atendimento cada vez com mais qualidade para os nossos usuários. Da mesma forma, ampliamos o serviço de sinalização em todo estado do Pará, dessa vez para a Mário Covas, que é uma avenida estratégica por interligar a região Metropolitana à capital Belém e ainda com muitos acidentes e que, portanto, precisa estar com todas as condições de segurança para trafegabilidade”, disse a diretora-geral do Detran, Renata Coelho. Segundo ela, a via também receberá serviços de iluminação e melhorias nas calçadas.

O gerente da Ciretran, Silvano Oliveira, lembra que, junto com a reestruturação física, a Ciretran também passou a ofertar atendimento na categoria A, além de ampliar a capacidade de atendimento para as categorias B e D.

Servidora da Ciretran há 16 anos, a Kátia Ferreira lembra bem das dificuldades do atendimento antes das melhorias. “Agora melhorou em tudo. Para nós, servidores, o ambiente está mais confortável e agradável de trabalhar. Todos os setores têm suas salas equipadas e melhoradas. E os usuários passaram a contar com um salão de atendimento com serviços que antes não eram acessíveis. Então, agora podemos dizer que tudo está melhor”, garante.

Charlton Ferreira, de 49 anos, mora em Ananindeua e utiliza os serviços da Ciretran há 7 anos. Para ele, as melhorias do novo espaço são visíveis para quem procura atendimento. “Antes, aqui era quente e apertado. Hoje, a gente chega e vê um espaço agradável, com a climatização funcionando, cadeiras confortáveis, mais agilidade nos serviços. Os usuários de Ananindeua mereciam uma Ciretran melhor”, considera Ferreira.