Dr. Responde

Hospital Jean Bitar completa 1.200 cirurgias bariátricas de graça

Procedimento, que representa uma das principais alternativas de combate à obesidade, é oferecido de forma gratuita pelo Programa 'Obesidade Zero'
Procedimento, que representa uma das principais alternativas de combate à obesidade, é oferecido de forma gratuita pelo Programa 'Obesidade Zero'

A gestão do Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, referência na realização de cirurgias em pacientes com obesidade no Pará, comemora marca de 1.194 cirurgias cirurgias realizadas pelo Programa “Obesidade Zero”. A iniciativa, ofertada na rede estadual de saúde, garante o acesso gratuito à cirurgia bariátrica, pela técnica de videolaparoscopia, aos pacientes diagnosticados com a necessidade dessa intervenção.

O público-alvo do programa são pacientes obesos, com ou sem outros problemas de saúde, que precisam de avaliação médica para saber se há indicação para o procedimento. A cirurgia, que representa uma das principais alternativas de combate à obesidade, reduz o tamanho do estômago, e aliada a outras medidas, gera a redução de peso necessária para o paciente.

Segundo o diretor executivo do HJB, Giovani Merenda, hoje o Pará está entre os quatro estados da federação com maior realização de cirurgias bariátricas, colocando-se ainda em uma posição de destaque por realizar 100% de suas cirurgias, através de vidoleolaparoscopia.

“A atuação conjunta do Governo/Sespa com a equipe do Jean Bitar é uma parceria que vem beneficiando milhares de pacientes com obesidade. O número só vem crescendo e transformando histórias de vida, não apenas dos pacientes, como também de suas famílias. É um bem-estar coletivo que temos muito orgulho em fazer parte”.

Assistência – Para alcançar uma maior integração com os usuários, a gestão do Hospital promove a ação “Caminho para uma vida saudável: Programa Obesidade Zero no Hospital Jean Bitar”, conduzida pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) com apoio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), em parceria com a equipe multiprofissional, formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais.

A proposta é de informar sobre o funcionamento do programa e esclarecer as dúvidas diretamente com os profissionais que os acompanharão em todas as fases do pré e pós-operatório da bariátrica.

De acordo com a gerente assistencial do HJB, Alexandra do Carmo, uma das perguntas mais frequentes é sobre o tempo para realização da cirurgia bariátrica. Ela informa que o prazo para completar o preparo para cirurgia pode variar de seis meses a dois anos. No entanto, se não houver adesão ao tratamento, o prazo pode se estender.

“Quem for aprovado para o programa é acionado pelo hospital para o agendamento da consulta de triagem, respeitando a ordem de inscrição”, comentou ao ressaltar a necessidade da avaliação pré-operatória com o cardiologista, pneumologista e anestesista.

Alexandra do Carmo esclarece que, mesmo após cirurgia, o tratamento continua, especialmente, no primeiro ano, com consultas frequentes com todos os profissionais da equipe.

“Essas e outras informações podem ser esclarecidas ao longo do tratamento. Estamos aqui prontos para ajudar e contribuir com a qualidade de vida de nossos usuários”, finalizou a gestora.

Mudança de vida – A cuidadora de idoso Alessandra Costa, 45 anos, foi uma das usuárias do HJB beneficiadas pela cirurgia bariátrica. Ela explica que entrou no “Obesidade Zero” e após 8 meses pôde fazer o procedimento.

“Estou muito feliz. Foi uma transformação maravilhosa na minha vida. Estou mais saudável e recuperei a minha autoestima. Durante o processo até a realização da cirurgia descobri que o caminho para superar a obesidade não é solitário, tendo o acolhimento e respeito dos profissionais do HJB. Antes do procedimento, pesava 114Kg e atualmente estou com 57Kg, foi uma transformação na minha vida”, contou.

Programa – Devem buscar o “Obesidade Zero” todas as pessoas que possuam Índice de Massa Corporal (IMC) acima dos 40 kg/m2 ou aquelas que possuam entre 35 kg/m² e 40 kg/m² com alguma das doenças relacionadas à obesidade, como diabetes, hipertensão arterial, gordura no fígado ou colesterol alto.

Para mais informações, acesse o site do programa: https://www.cadastrobariatrica.pa.gov.br/