- Milhares de fiéis participaram da Romaria das Crianças, que saiu da Praça Santuário de Nazaré neste domingo (15), por volta de 8h.
- Os romeiros percorreram um percurso de 3,7 km na procissão que está entre as maiores em número de participantes.
- Muitas crianças participaram da romaria vestidas de anjinhos como forma de gratidão por graças alcançadas, grande parte relacionadas a questões de saúde.
Cintia Magno
Com bons motivos para agradecer à Nossa Senhora de Nazaré, milhares de fiéis seguiram os caminhos abertos pela Imagem Peregrina em mais uma procissão oficial do Círio 2023, a Romaria das Crianças. Saindo da Praça Santuário de Nazaré por volta de 8h deste domingo (15), a procissão que está entre as maiores em número de participantes reuniu centenas de crianças vestidas de anjinhos para homenagear a Rainha da Amazônia.
Com a sua pequena anjinha nos braços, a dona de casa Anne Carolina Pereira, de 29 anos, era só gratidão. Ela conta que quando ainda estava gestante da Kamille Vitória, hoje com quase dois anos, passou por complicações no parto e não hesitou em recorrer à Nossa Senhora de Nazaré no momento de maior dificuldade.
“Ela nasceu com sete meses de gestação e teve que passar 16 dias na UTI porque ela tinha apneia do sono. Então eu fiz a promessa pela saúde dela e hoje estou aqui pagando”, lembrou, ao contar que a filha participava pela primeira vez da Romaria das Crianças. “Eu não tenho nem palavras pra expressar a alegria de estar aqui hoje, com ela. Eu sou só gratidão”.
Foi também no momento de maior desespero que a administradora Bárbara Farias, 25 anos, e o esposo, o eletricista Felipe Costa, de 26 anos, confiaram na intercessão de Nossa Senhora de Nazaré. Grávida do Ravi, Bárbara não sentia as dores do parto e enfrentou momentos difíceis.
“Eu tive um parto complicado. Estava com 42 semanas e não sentia dor nenhuma. O bebê já estava entrando em sofrimento e eu pedi a Nossa Senhora que ela me concedesse a graça de ele nascer bem, que eu viria no Círio das Crianças com ele, vestido de anjo, por dois anos”.
Saudável e sorridente nos ombros do pai, o pequeno Ravi, hoje com oito meses, pôde acompanhar pela primeira vez a procissão em homenagem à Virgem de Nazaré. “É uma felicidade muito grande ver o nosso filho bem, com saúde. Não tenho palavras pra agradecer”, comentou Felipe Costa.
Ao longo do percurso de 3,7 km que compõem a romaria, as histórias de bênçãos alcançadas pela intercessão de Nossa Senhora se repetiam e, em muitos casos, estavam relacionadas à gratidão pela vida dos pequenos. No caso do Álvaro, de apenas sete meses, quem fez a promessa a Nossa Senhora pedindo pela sua vida foi a sua avó.
“O meu parto teve algumas intercorrências e a minha mãe fez a promessa de que, se ele nascesse bem, eu deveria trazê-lo no Círio das Crianças junto com um boneco de cera”, comentou a mãe de Álvaro, a engenheira Amanda Pimentel, que acompanhou a procissão com o filho e o esposo e pai do Álvaro, o advogado Leonardo Barbosa.
“Estamos vindo com ele hoje, pela primeira vez, para agradecer e eu espero voltar todos os anos seguintes. É muito emocionante poder vir agradecer porque ele é uma bênção nas nossas vidas”.
Também emocionada por poder participar de mais uma procissão dedicada à Nossa Senhora de Nazaré, a professora Eliana Pinheiro, de 50 anos, seguiu a romaria vestida de Maria, acompanhando um grupo de escoteiros. Antes de contribuir com a homenagem prestada pelas crianças a Nossa Senhora, ela própria já havia cumprido sua promessa no Círio. “A minha promessa eu cumpri no Círio, quando distribuí mais de 2 mil terços. Hoje (domingo), no Círio das Crianças, eu estou para prestar essa homenagem com o grupo de escoteiros. Mas todo dia é dia de agradecer Maria”.
Nesta romaria, a Imagem Peregrina é conduzida no carro da Romaria das Crianças, com decoração de Paulo Morelli, acompanhada de mais quatro carros dos Anjos – ícones da Grande Procissão do Círio de Nazaré – e 3 barcas, com crianças da Guarda Mirim de Nazaré. Além disso, participam crianças atendidas pelos projetos sociais da Basílica Santuário, de escolas e paróquias.
Segundo a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), com dados do DIEESE, a estimativa de público é em torno de 250 mil pessoas, entre crianças e adultos, principalmente idosos. A primeira Romaria das Crianças foi realizada em 21 de outubro de 1990, com cerca de 1.500 participantes.
Créditos dos vídeos: Cintia Magno