Círio de Nazaré

Ciclo Romaria mobiliza milhares de ciclistas em Belém; vídeo

A Ciclo Romaria acontece neste sábado. Foto: Rosana Pinto/Ascom DFN
A Ciclo Romaria acontece neste sábado. Foto: Rosana Pinto/Ascom DFN

Cintia Magno

Oitava procissão a integrar a programação oficial do Círio de Nazaré 2023, a Ciclo Romaria tomou as ruas de Belém, na manhã deste sábado (14), levando consigo inúmeras manifestações de gratidão e homenagens à padroeira dos paraenses. Com bicicletas enfeitadas com flores, balões e réplicas da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, os romeiros saíram da Praça Santuário de Nazaré por volta de 8h e, depois de percorrer mais de 17 ruas do centro de Belém, retornaram ao mesmo ponto para encerrar a procissão já às 9h30.

Nos metros finais do percurso de 14 km, o farmacêutico Wendel Barreiras, de 32 anos, só conseguia sentir gratidão por mais uma homenagem prestada a Nossa Senhora. Este ano foi o primeiro que ele participou da Ciclo Romaria e a experiência não poderia ter sido melhor.

“Eu fui na Moto Romaria, fui na Trasladação, fui na corda do Círio e agora participei pela primeira vez da Ciclo Romaria. É sempre maravilhoso participar da programação do Círio, é uma bênção”, considera. “Eu venho para agradecer pelo dom da vida e, neste ano, eu tenho um pedido especial que é conseguir passar em um concurso que eu venho me preparando há um ano e meio e com as bênçãos de Deus e Nossa Senhora eu vou conseguir”.

Participando da romaria pelo terceiro ano, o autônomo Carlos Alberto, de 51 anos, fez questão de enfeitar a bicicleta para seguir os passos da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, conduzida por todo o percurso da procissão. “O objetivo é agradecer sempre, e também pedir pela minha família, pelos meus amigos”, conta, ao revelar que, mesmo antes de encerrar, a romaria já deixava saudades. “Já fica um pouquinho de tristeza porque está acabando, a gente já sente saudade. Quando acaba uma Ciclo Romaria eu já começo a pensar em como eu vou enfeitar a bicicleta para o ano que vem”.

No caso do reciclador Manuel Machado, 54 anos, foram necessárias três semanas para deixar a bike preparada, da forma que ele imaginou, para participar da romaria. Ele próprio foi o responsável por confeccionar a réplica da Imagem de Nossa Senhora que levou em cima da bicicleta por todo o trajeto. Mais uma maneira encontrada de agradecer à Santa de devoção por tantas bênçãos. “Na bicicleta ela fica com 4 metros de altura. É a maneira que a gente encontra de fazer a nossa homenagem. Eu já tinha participado da Ciclo Romaria outros anos, mas fiquei um tempo afastado e esse ano decidi voltar”.

A Ciclo Romaria foi criada pela Arquidiocese de Belém e pela Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) ainda em 2004, a pedido da Federação dos Ciclistas do Estado do Pará e da Associação dos Ciclistas de Icoaraci. Ao final da procissão, as bicicletas que se destacam na decoração e criatividade inspiradas em Nossa Senhora de Nazaré são premiadas, assim como o grupo de pedal mais animado.

PÚBLICO

A estimativa de público da Ciclo Romaria é de 10 mil pessoas, entre ciclistas e devotos que acompanham a passagem da procissão.

O trajeto inclui a saída da Praça Santuário, passando por diversas avenidas e travessas até voltar para a Praça Santuário. O percurso é de 14 km. Foto: Rosana Pinto/Ascom DFN

 

Ainda neste sábado, haverá a Romaria da Juventude, com procissão pelas ruas de Belém a partir das 15h, após a celebração de uma missa.