Pryscila Soares
Acapital paraense segue recebendo turistas e visitantes nesta época de quadra nazarena. Algumas dessas pessoas vêm de outros Estados como Maranhão, São Paulo e Ceará com o intuito de revisitar ou até mesmo conhecer a cidade. No meio dessa estadia, eles ouvem falar do Círio e, muitas vezes, surge o interesse de não só conhecer os pontos turísticos como também buscam saber mais sobre essa cultura e corrente de fé que Belém vivencia no mês de outubro.
Na área central da cidade, o Complexo do Ver-o-Peso é um dos pontos turísticos mais visitados pelos turistas neste período, de acordo com dados informados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/Pará). A entidade estimou ainda que 80,5 mil turistas devem passar pela cidade até o final deste mês. O número representa um crescimento de 33,7% em relação ao mesmo período do ano passado.
Acompanhada de familiares, a professora Maria José Souza, 55, veio do Maranhão para conhecer a cidade das mangueiras. Na breve passagem por Belém, a turista teve a oportunidade de ir à Ilha do Combu, à feira do Ver-o-Peso e outros pontos da cidade. “Estou achando muito bonito, interessante, gostei demais e quero voltar várias vezes. Cheguei ontem [quinta] e vou embora hoje [ontem]. Já fui ao Mercado do Peixe. Ontem fomos de lancha para a Ilha do Combu. Gostei demais. Me apaixonei. Soube que teve o Círio e, se der tempo, vou visitar a Basílica também”, disse.
MARAJÓ
Além de conhecer os principais cartões postais da capital e visitar a Basílica, uma família de São Paulo que está em Belém pela primeira vez planeja esticar o passeio pelo Estado indo até à ilha do Marajó. Acompanhada do esposo, o técnico de operações Paulo Tahara, 37, e da filha Flora, 4, a professora de educação física Lizis Tahara, 38, conta que o trio está gostando da temporada na cidade.
“Estamos de férias e vamos conhecer as maravilhas daqui. Chegamos ontem [quinta]. Essa é a nossa primeira parada [no Ver-o-Peso]. Gostaríamos muito de conhecer a ilha do Marajó e, talvez, fazer a rota do cacau, vamos ver. Mas vamos em alguns pontos turísticos da cidade também. Viemos passar sete dias. Inclusive, a gente quer ir para a Basílica saindo daqui. [O Círio] é uma manifestação cultural bem importante”, destaca.
Natural de Fortaleza, o administrador Amarildo Silveira, 50, também está aproveitando parte das férias na capital, acompanhado do farmacêutico Anderson Laurindo, 34. Sempre que pode, Amarildo retorna para visitar a cidade.
“Chegamos a três dias e fomos para Mosqueiro. Essa é a décima vez que venho a Belém. Gosto daqui, dos pontos turísticos e, também, de tomar banho nos rios. Hoje viemos visitar a Basílica. Acho bonita essa fé”, afirmou.