Pará

Seduc promove aulão de graça para o Enem 2023; saiba como participar

cerca de 50 mil inscritos no Enem 2023 foram alocados em locais distantes das suas casas e terão a oportunidade de fazer as provas em outra data. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
cerca de 50 mil inscritos no Enem 2023 foram alocados em locais distantes das suas casas e terão a oportunidade de fazer as provas em outra data. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do “Enem Pará”, promove nesta sábado (14), na Usina da Paz Icuí-Guajará, em Ananindeua, um aulão gratuito voltado para estudantes da rede pública que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2023 (Enem), marcadas para os dias 5 e 12 de novembro. Os alunos poderão se inscrever gratuitamente por meio do link.

O aulão será realizado de 8h ao meio-dia, no auditório da Usina da Paz, com aulas de História (08h às 09h), Química (09h às 10h) , Redação (10h às 11h) e Matemática (11h às 12h), ministradas por professores da rede estadual. A Usina da Paz do Icuí fica localizada na Estrada do Icuí-Guajará, esquina com a avenida Independência.

Cursinho – As aulas gratuitas do cursinho preparatório da Seduc, o “Enem Pará 2023”, iniciaram no dia 02 de outubro, na Escola Estadual Dom Pedro II, em Belém. Mais de mil estudantes são atendidos nos turnos da tarde e noite por mais de 30 professores da rede pública que ministram as aulas de todas as disciplinas.

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.