Bola

Paysandu vai começar o planejamento para 2024 na segunda-feira (16)

Nildo Lima

Somente a partir da próxima segunda-feira é que a diretoria do Paysandu pretende começar a definir a situação de cada um dos integrantes do elenco que reconduziu o clube à Série B do Brasileiro. A informação foi passada pelo presidente Maurício Ettinger, minutos após o Papão ter goleado o sub-20 do Castanhal, em amistoso de despedida da equipe bicolor na temporada. Até aqui, conforme o dirigente, não houve conversação entre os dirigentes e os integrantes do plantel do clube, embora exista a informação, não confirmada pelo direção bicolor, de que o meia Robinho já tenha acertado a reforma de seu contrato.

“Tivemos dois dias de festa, voltamos hoje (quarta-feira) para o clube e não conversamos com ninguém”, declarou Ettinger. “Amanhã (ontem) tem o feriado, então marcamos para a segunda-feira para que a gente possa conversar”, apontou o presidente. O dirigente detalhou as rodadas de negociações, que acontecerão com alguns jogadores sendo contatados por telefone por estarem fora de Belém. “Vamos começar pelo Ari (Barros, executivo de futebol do clube), depois a comissão técnica e em seguida os jogadores”, explicou o cartola.

É certo, porém, que alguns jogadores não terão seus vínculos renovados para 2024. Desta maneira, outros profissionais serão procurados para negociar suas vindas para a Curuzu. Esses atletas teriam sido observados ao longo da disputa da Série C do Brasileiro e das Séries D e B, esta ainda em andamento. De antemão, seis atletas já são dados como certos para a temporada de 2024. São jogadores cujos vínculos com a agremiação só serão encerrados na metade da próxima temporada. Caso, por exemplo, do goleiro Matheus Nogueira, do volante João Nogueira e do atacante Vinícius Leite, entre outros.

O começo das atividades do elenco bicolor visando 2024 deve acontecer no dia 6 de dezembro, na Curuzu, com os jogadores sendo recebidos pela diretoria e a comissão técnica do clube. É quando serão conhecidos os novos jogadores que estão sendo procurados pela direção do Papão. Não se sabe ao certo quantos jogadores serão contratados. Somente depois de decidir pela permanência ou não dos remanescentes da temporada deste ano é que a direção terá uma ideia mais clara sobre a quantidade necessária de atletas para a formação do grupo.

Edílson deixará Belém na expectativa da renovação

Titular no time do Paysandu ao longo de quase toda a temporada, o lateral-direito Edilson, de 28 anos, é um dos jogadores que deixarão Belém, após a equipe bicolor ter encerrado sua campanha na temporada de 2023. O atleta informa que pretende viajar para a sua cidade de origem, o Rio de Janeiro, não sem antes conhecer melhor a capital paraense. “Semana que vem estou indo ver a minha família. Estou com saudade. Vou aproveitar para curtir um pouco aqui também, conhecer melhor os pontos turísticos da cidade que eu não tive tempo para visitar”, revela o defensor.

O jogador, que fez um total de 32 partidas pelo clube, a maioria delas como titular, afirma que foi bastante cobrado ao longo da temporada. “Trabalhei e esperei pela minha oportunidade. No Paysandu há muita cobrança e isso é bom, pois o atleta cresce nos momentos de necessidade”, ressalta. “Pude marcar o meu nome na história. Foi espetacular”, assegura.

Edilson, até ontem, não havia conversado com nenhum dirigente bicolor para tratar de sua volta ou não à Curuzu em 2024. O atleta vai aguardar, no Rio de Janeiro, ao lado de seus familiares por uma posição da diretoria do Papão sobre a renovação ou não de seu vínculo com o clube.