Matheus de Oliveira
Uma das competições mais tradicionais de arte marcial do Pará entrou em contagem regressiva para o início da sua edição deste ano. No próximo dia 25 de novembro, no Shopping Grão-Pará, em Belém, será realizado o XXVIII Campeonato Paraense de Karatê-Dô Tradicional, principal seletiva para a seleção da modalidade que vai disputar competições nacionais e internacionais do próximo ano, com foco especial no Mundial de 2024, com sede no Egito.
A Academia ASCAM, pioneira e referência no Pará, vai em busca da primeira colocação para seguir com o objetivo de fomentar o esporte e se manter como celeiro para grandes atletas da modalidade. A ASCAM, por sinal, foi destaque no Campeonato Brasileiro deste ano, em setembro passado, em Lauro de Freitas (BA), ao ter sido representada em pódios com atletas nas categorias Kumite kogo (categoria infanto) e na categoria Kata kumitê (infanto-juvenil), respectivamente representados por Vinícius Coutinho e Manuela Vianna.
A atleta, dirigente e técnica da seleção paraense de Karatê e da ASCAM, Sônia Alves Coutinho, explicou a preparação e o foco da equipe e dos atletas. “Esse evento é seletiva para o Campeonato Brasileiro de 2024. Nesse campeonato selecionamos os atletas que vão representar o Pará nas competições nacionais e posteriormente nas competições internacionais. Os atletas campeões do Brasileiro compõem a seleção brasileira que vai disputar o Mundial no Egito no ano que vem. É um evento muito importante no estado. Esse ano tivemos vários campeões em diversas catagorias”, destaca.
A preparação do Estadual tem servido como uma via dupla. Do dia 17 a 19 de novembro em São José dos Pinhais (PR), a ASCAM vai representar o Pará no Campeonato Pan-Americano Interclubes, uma das mais prestigiadas da modalidade. Nesse sentido, Sônia Coutinho destaca. “É um evento muito importante para a classe de karatecas. O título obtido nesse ano será de extrema importância para o karatê em nosso estado”, diz.