Cinco anos depois, e após muitas batidas na trave e frustrações, enfim, o torcedor do Paysandu pode bater no peito e comemorar a volta do time à Série B do futebol nacional. O feito foi sacramentado neste sábado de Trasladação do Círio 2023 após a derrota bicolor por 1 a 0 para o Volta Redonda.
O outro classificado do grupo, e que também está na Segundona, é o Amazonas, que derrotou o Botafogo (PB) por 2 a 0 e irá decidir a Série C com o Brusque (SC).
O Paysandu foi do inferno ao paraíso, ficando muitas vezes no purgatório, nesta Série C. Após frequentar a zona de rebaixamento, e flertar com uma eventual queda, a diretoria mudou a rota e trouxe um velho conhecido da torcida para operar o milagre. Hélio dos Anjos chegou e mudou o astral do elenco, o mesmo que fracassou com técnicos anteriores na temporada.
Com lábia, experiência e trabalho, Hélio mudou a cara do Paysandu que, de candidato ao rebaixamento, saiu assombrando quem passasse pela frente, a ponto de conquistar a vaga no quadrangular com uma rodada de antecedência, com uma bela folga.
No quadrangular, a equipe desandou a pontuar, mesmo empatando na estreia em casa contra o Volta Redonda. Mas as vitórias nos três jogos seguintes, contra Botafogo duas vezes e Amazonas, o Papão acumulou gordura e ficou duas rodadas dependendo apenas de um ponto para garantir o acesso.
Perdeu no primeiro tiro, contra o Amazonas, no Mangueirão, mas se reabilitou neste sábado contra o Voltaço, mesmo perdendo, resultado que lhe garantia a vaga. Conquista merecida de um clube que renasceu e mudou os planos no tempo certo: com as bençãos de Nossa Senhora de Nazaré, Fiel, pode soltar o grito: o Papão voltou!!!