Thayná Coelho
Na manhã desta sexta-feira, 06, pouco antes de 9h, o Grupo RBA realizou sua já tradicional homenagem à Nossa Senhora de Nazaré pelo 25º ano durante o Traslado da imagem peregrina para Ananindeua e Marituba, quando o cortejo passou pela frente da sede do grupo, na Avenida Almirante Barroso, no bairro do Marco.
Desde cedo as arquibancadas montadas em parte da calçada do prédio foram tomadas por devotos da padroeira dos paraenses. Um coral animou centenas de pessoas que foram guardando seu espaço no perímetro, incluindo na faixa do BRT, fazendo o esquenta até a passagem da berlinda que conduzia a imagem peregrina de Nossa Senhora, o que ocorreu às 8h50.
Neste momento, o veículo que transportava a berlinda parou por alguns minutos em frente à RBA, ficando bem próxima dos fiéis, que faziam suas orações, agradecimentos e registravam a passagem com seus celulares, eternizando o contato com a Rainha da Amazônia.
Maria Cida, de 78 anos, que acompanha o translado da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré ao lado do esposo há uma década, compartilha que o sentimento que a impulsiona é a gratidão: “A gente vem aqui principalmente para agradecer por tudo à Nossa Senhora, acompanhando há 10 anos. A gente vem pra cá pra agradecer”, ressaltou ela, que esteve acompanhada do esposo, Luiz Raiol, de 71 anos. “É um momento de alegria, satisfação, com essa idade, estar aqui, é uma festa muito bonita”, disse ele.
Camilo Centeno, presidente em exercício do Grupo RBA, expressou enorme alegria e emoção em mais uma homenagem realizada pelo Grupo. “São 25 anos de homenagem. Estamos profundamente tocados por todo esse amor e carinho que o povo tem pela Nossa Senhora de Nazaré. É uma bênção estar aqui e expressar nossa gratidão por todo o carinho e proteção que recebemos ao longo do ano. Que Nossa Senhora interceda e abençoe todo o povo paraense, trazendo alegria, paz e felicidade para todos nós”, afirmou.
Entre os colaboradores do Grupo RBA, a emoção se fez presente. “Essa é uma oportunidade de acompanhar e sentir essa emoção, que é viver o Círio. Já são 14 anos trabalhando no Diário e na cobertura e todo ano é uma emoção diferente acompanhando esse momento do Traslado”, declarou Carla Azevedo, produtora do DIÁRIO DO PARÁ.
Mesmo com limitações físicas, o radialista e jornalista Carlos Antônio Gonçalves Estácio, o Carlos Estácio, 83 anos, que trabalhou por 63 anos na Rádio Clube do Pará, mantém a tradição de prestar a homenagem à Virgem Padroeira, na tradicional parada da berlinda em frente ao edifício sede da RBA.
Zaire Filho, apresentador do programa Camisa 13, do grupo RBATV, ressaltou a admiração pela força, garra e fé do amigo. “O Carlos Estácio é uma bandeira do jornalismo esportivo do Pará e do Brasil, fui pupilo dele nos tempos de Palácio do Rádio onde funcionavam os estúdios da Rádio Clube há vários anos. E estamos aqui fazendo nossa reverência, juntos, à padroeira vivenciando essa parada que já é tradicional da berlinda aqui no prédio da RBA”, declarou.