Círio de Nazaré

Grupo RBA fará grande homenagem à Nossa Senhora de Nazaré nesta sexta (6)

O Grupo RBA realiza na manhã desta sexta-feira, 6, pelo 25º ano, uma das mais tradicionais homenagens feitas à Nossa Senhora de Nazaré. Foto: Celso Rodrigues/Diário do Par´.
O Grupo RBA realiza na manhã desta sexta-feira, 6, pelo 25º ano, uma das mais tradicionais homenagens feitas à Nossa Senhora de Nazaré. Foto: Celso Rodrigues/Diário do Par´.

Luiz Flávio

O Grupo RBA realiza na manhã desta sexta-feira, 6, pelo 25º ano, uma das mais tradicionais homenagens feitas à Nossa Senhora de Nazaré no Traslado da imagem peregrina para Ananindeua e Marituba, quando o cortejo passa pela frente da sede do grupo, na Avenida Almirante Barroso, no bairro do Marco, em Belém.

O traslado é a segunda romaria oficial do Círio e a maior em extensão das 14 romarias, com 53 quilômetros, com previsão e 10 horas de duração. A expectativa de participação é de um público de 1,3 milhão de pessoas ao longo de todo o percurso. O carro que conduz a imagem peregrina sai hoje, a partir das 8h, da Basílica Santuário em direção à Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém.

Em razão do distanciamento obrigatório forçado pela pandemia, a homenagem não ocorreu nos anos de 2020 e 2021, quando a fachada foi enfeitada para o traslado, mas sem a parada tradicional na frente da emissora. A passagem da santa pela frente do prédio da emissora, na avenida Almirante Barroso, está prevista para ocorrer entre 9h e 9h30.

Camilo Centeno, presidente em exercício do Grupo RBA, destaca que mais uma vez a homenagem não contará com a queima de fogos em respeito à legislação que resguarda portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e os animais do Bosque Rodrigues Alves.

“Mas manteremos toda a tradição fazendo uma bela homenagem à santa com muita música, flores e chuva de papel picado e a participação de um grupo musical, que promete emocionar funcionários, familiares e devotos da padroeira dos paraenses”, destaca Centeno.

Camilo ressalta que a homenagem que a RBA e os funcionários prestam para Nossa Senhora se tornou uma tradição e uma ocasião especial para todos que trabalham nos veículos do grupo.

“É um momento de reflexão, de fé, de esperança e de agradecimento por tudo que a mãe de Jesus Cristo faz por todos nós. É um momento onde a e moção fala mais alto”, defende.

Grande parte das pessoas que participam da homenagem ficará abrigada numa ampla infraestrutura de arquibancada coberta montada em frente à RBA para comportar cerca de 100 pessoas. A fachada da sede também foi enfeitada com enfeites com motivos do Círio.

A homenagem da RBA foi idealizada e incentivada por Francisco Monteiro Melo, o “Chico Melo”, ex-diretor administrativo-financeiro do grupo RBA, que faleceu em abril de 2020.