Entretenimento

Abertura do Círio tem Elba Ramalho, Joana e Liah Soares em show gratuito

Belém,Pará, Brasil, caderno cidade- Claro que la vem ela.
02/10/2023
Foto celso Rodrigues/ Diário do Pará.
Belém,Pará, Brasil, caderno cidade- Claro que la vem ela. 02/10/2023 Foto celso Rodrigues/ Diário do Pará.

Uma das maiores e mais tradicionais manifestações religiosas do Brasil, o Círio de Nazaré, reúne cerca de dois milhões de fiéis, em Belém, a cada ano. E a cada renovação, cresce a participação de turistas e celebridades que também desejam sentir esse clima tão amado e esperado pelo povo do Pará. Este ano, na 231ª edição da festividade religiosa, em parelelo à agenda da Diretoria da Festa, o público vai poder vivenciar experiências únicas no projeto “Claro que é Círio Outra Vez” (Clube de Engenharia -Av. Nazaré, 272 – Nazaré, até 8 de outubro, de 11h às 18h, com entrada franca – claroqueeciriooutravez.com.br).

Trata-se de um espaço multicultural com atividades voltadas para a arte, cultura e gastronomia, com área especial para as crianças, espaço de games, oficinas de gastronomia, marketing digital, audiovisual e dança, além de uma programação de pockets shows de artistas paraenses e shows de stand-up. Tudo gratuito.

O espaço já está montado no Clube de Engenharia, no bairro de Nazaré, e foi apresentado à imprensa na manhã de ontem. A diretora comercial Claro Norte, Rosa Bastos, participou do momento e falou sobre a iniciativa, que reúne atrações regionais e nacionais para movimentar a cultura do Estado.

“Desde quando a gente iniciou no Pará, a Claro tem uma relação muito íntima com o Círio de Nazaré. De formas variadas, a gente apoiou. Mas depois da pandemia esse é o primeiro projeto que a gente tem de forma tão grandiosa. Na verdade são dois projetos, ‘Claro que é Círio outra vez’,’, que a gente abre hoje aqui, e o ‘Claro que Ela Vem’, que acontece a partir de amanhã [esta terça-feira, 3], na Praça Santuário de Nazaré”, destacou.

Os projetos são uma realização do Governo do Estado, Fundação Cultural do Pará e da Lei Semear, patrocinados pela Claro com a produção da AT, organização de Tayana Santos, Albérico Goés e Marcia Mamede, trazendo toda a economia criativa, artística e cultural do Círio de Nazaré. “A gente sempre busca projetos ligados a frentes importantes, trazendo entretenimento, cultura, educação e acessibilidade. Para a Claro, isso é muito importante. Outro ponto muito importante é que nós sempre estamos ligados a projetos em que a gente consiga se aproximar muito do nosso cliente, e democratizar o acesso de muitas pessoas”, ressalta Rosa Bastos.

Praça Santuário recebe vozes femininas em louvor à Nossa Senhora

Esta noite, durante a abertura oficial da festividade na Praça Santuário de Nazaré, a partir das 18h, acontece o show “Claro que Ela Vem” (Hoje, a partir das 18h, na Praça Santuário de Nazaré, aberto ao público), um espetáculo musical com grandes vozes femininas. Como anfitriã do projeto e convidada especial, a cantora Liah Soares marca presença na festa, que irá receber em um único palco as cantoras Elba Ramalho, Joana, Lucinnha Bastos e novos talentos como Jamily Tavares e Karen Keldani, que pela primeira vez terão a oportunidade de cantar para Nossa Senhora de Nazaré.

O show tem inspiração na música “Ela Vem”, de composição da cantora Liah Soares com participação do Padre Reginaldo Manzotti. Esta apresentação carrega consigo uma simbologia e magia que só o público paraense consegue descrever: “É a realização de um sonho, já que cantar músicas que remetam a minha fé em Nossa Senhora de Nazaré é muito especial”, ressalta a cantora Liah Soares.

Uma das diretoras do espetáculo, Tayana Santos explica a importância de reunir essas trajetórias no palco: “Reunir todas essas mulheres em um único palco é um momento ímpar, uma maneira de valorizar o espaço que as mulheres têm no showbusiness, e mais ainda, por ser o show de abertura oficial do Círio de Nazaré, a curadoria fez um estudo de mulheres de várias gerações que de uma forma muito singular têm uma relação forte com Nossa Senhora de Nazaré”, explica.

Além do show, o evento terá espaços para receber doação de alimentos e o Espaço Recarrega, com massagens, lava-pés, área de descanso para romeiros durante toda a programação, além de ações sociais disponíveis gratuitamente ao público. “Vai ser muita emoção, oportunidades e momentos inesquecíveis, algumas surpresas superespeciais que vão ficar na memória dos presentes”, adianta Tayana.

Claro Que é Círio Outra Vez une arte e cultura

A programação do “Claro que É Círio Outra Vez” será intensa até o domingo da Grande Procissão no Clube de Engenharia. Além de exposição de fotos e artesanato, há o Planeta Liz, o projeto infantil criado pela cantora Liah Soares e pelo marido, o ator Carlo Porto, inspirado na filha do casal. O ator, aliás, conhecido por trabalhos como a série “Reis” (Record TV), estará ministrando uma oficina de audiovisual gratuita nesta quarta-feira. A agenda ainda tem, por exemplo, Dona Onete contando histórias infantis, o coreógrado Rolon Ho – vencedor da “Dança dos Famosos” do “Domingão com Huck” – ministrando oficina de dança com participação de Carlinhos de Jesus, e show do sambista Arthur Espíndola.

A arquiteta Patrícia Mendonça, conta que o espaço do projeto “Claro que é Círio Outra Vez” foi pensado para proporcionar um ambiente aconchegante e que enaltece a cultura paraense. “Foram seis meses totalmente dedicados para ele, pensado com muito carinho e muito amor, tentando trazer, como um ponto bem forte do projeto, a cultura paraense, as tradições paraenses, a gastronomia e o artesanato”, disse a arquiteta, destacando que tudo foi pensado para ser acessível a quem quiser aproveitar a programação com crianças e também com acessibilidade para pessoas com deficiência (PcD).

“A ideia era essa, a gente valorizar bem a cultura para fazer com que o turista e a população paraense vivam o Círio de uma forma mais aconchegante e por um período mais longo. O mais legal é o Espaço Gammer, em que a gente está trazendo a interatividade da Claro junto com os óculos de realidade virtual de miriti. Fazendo essa conexão da tecnologia com a matéria-prima da nossa região”, diz a arquiteta.

Liah Soares, que é embaixadora do projeto, durante toda a semana estará recebendo convidados regionais e nacionais. “Esse projeto é a realização de um sonho. Eu que canto há tantos anos no Círio, sempre sonhei em ser embaixadora de um espaço tão lindo como esse”, agradece a cantora.

O humorista Igor Bacelar, mas conhecido como Tuppiniqueen, comenta sua participação, fazendo a ponte entre a cultura paraense e a tecnologia vinculada à marca do evento. “Para mim está sendo um grande prazer participar, ainda mais no Círio, que é muito importante para quem é paraense. São dezesseis anos na corda e esse ano eu estou com um projeto de cobertura do Círio. Mas aqui eu vou promover uma oficina de produção de conteúdo digital para a galera destravar a mente e entender como planejar esse conteúdo com autoridade digital”, adiantou.

Na manhã de domingo, 8, no tão aguardado Círio de Nazaré, ainda vai ocorrer uma recepção de convidados com café da manhã, a partir das 7h em homenagem à Santa.

*Com reportagem de Trayce Melo

 

NÃO PERCA

l Show “Claro que Ela Vem” – Abertura oficial do Círio 2023

Elba Ramalho + Joana + Liah Soares + Lucinnha Bastos e outros artistas

Quando: Hoje, a partir das 18h

Onde: Praça Santuário de Nazaré

Quanto: Aberto ao público

l Projeto “Claro que é Círio Outra Vez”- Shows, oficinas, gastronomia, espaço Kids

Quando: Até 8 de outubro, de 11h às 18h.

Onde: Clube de Engenharia (Av. Nazaré, 272 – Nazaré)

Quanto: Entrada franca

Programação:

claroqueeciriooutravez.com.br