Nildo Lima
Em que pese a desastrosa derrota, em casa, frente ao Amazonas-AM, o Paysandu ainda continua com boas possibilidades de acesso à Série B do Brasileiro de 2024 e de decidir o título da Série C, contra o já classificado Brusque-SC. É o que diz o site Chance de Gol, especialista em projeção matemática do futebol. Após a 5ª rodada da fase de quadrangular do campeonato, de acordo com a página da internet, o Papão reúne 83,6% de probabilidade de retornar à Segundona, que o clube não disputa desde 2019, e 32,4% de fazer a final da competição.
O Amazonas é, entre os quatro clubes que formam o Grupo C da fase de quadrangular, quem tem a maior possibilidade de classificação e também de fazer a grande decisão, conforme os cálculos do Chance de Gol: 90,2% e 63,9%, respectivamente. Nesta chave, apenas o Botafogo-PB, lanterna, com três pontos, já está fora do páreo. O Volta Redonda-RJ, com quem o Papão se pegará no próximo final de semana, dos três que ainda brigam pelo acesso e participação na final, é quem conta com as menores possibilidades: 26,2% e 3.7%, respectivamente.
Vale lembrar que os dois primeiros colocados de cada um dos Grupos, B e C, estarão classificados à Série B de 2024. Como o Brusque se classificou com duas rodadas de antecedência para a final do campeonato, restam, agora três vagas, uma no Grupo B e duas no C. Os dois primeiros colocados das chaves, conforme o regulamento do campeonato, farão a final da disputa. O time catarinense aguarda o desfecho da rodada do próximo final de semana, a última da 2ª fase da competição, para conhecer o seu adversário.