Pará

Vídeos: Veja de onde vem a fumaça que invadiu a Grande Belém

Créditos: Ricardo Amanajás/Diário do Pará
Créditos: Ricardo Amanajás/Diário do Pará

Vários locais da região metropolitana de Belém amanheceram cobertos por uma fumaça, que já vinha ocorrendo desde o último final de semana, mas agora veio com mais intensidade nesta segunda-feira, 2, acompanhada de um mau cheiro.

A fumaça e o mau cheiro foram causados por um incêndio onde funcionava o antigo lixão do Aurá, em Ananindeua. Ainda não se sabe como iniciou as chamas. A reportagem do DIÁRIO DO PARÁ foi ao local e constatou as chamas intensas, provocando a fumaça que encobriu parte da Grande Belém nas primeiras horas desta manhã (veja nesta matéria os vídeos feitos pelo repórter fotográfico Ricardo Amanajás).

O problema motivou a associação Pará Solidário a reativar a campanha para ajudar as famílias que ficaram sem trabalho no lixão e que estão inalando a fumaça. Lá perto moram aproximadamente duas mil famílias. O aterro, desativado, é administrado pela Prefeitura de Belém.

O mesmo problema foi detectado no final do ano passado, causando sérios transtornos aos moradores. Na época, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) informou que o tempo seco e baixo índice de chuvas podem ter contribuído para o aprisionamento de fumaça, num evento conhecido como inversão térmica.