Entretenimento

Circular faz edição especial ciriana neste domingo (1/10)

Exposições, shows e programação infantil, em espaços fechados e ao ar livre na cidade, terão a festa religiosa como fio condutor. Foto: Patrícia Brasil/divulgação
Exposições, shows e programação infantil, em espaços fechados e ao ar livre na cidade, terão a festa religiosa como fio condutor. Foto: Patrícia Brasil/divulgação

Da Redação

Neste domingo, dia 1º de outubro, o centro histórico de Belém se transforma em um cenário de diversidade, criatividade e celebração cultural com a realização da 47ª edição do Circular Campina Cidade Velha, em sua edição especial de Círio. Economia criativa, educação patrimonial e diversão, além das delícias do período estarão reunidos nos mais de 50 espaços relacionados ao projeto.

A exposição “Círios”, que ficará aberta ao público das 10h às 16h, no Terrace AP (sede social da Assembleia Paraense), traz imagens que contam um pouco do significado do Círio para o povo. A exposição reúne obras dos artistas: Brenda Cardoso Fiock, Francelino Mesquita, Geraldo Teixeira, Jorge Eiró, Matinno, Patrícia Brasil, Pedro Nunes, Rafael Viana e Roberta Damasceno.

A fotógrafa Patrícia Brasil participa com três imagens que retratam a emoção dos fiéis na corda. “Fotografar a corda é sempre emocionante. Ano passado fiz isso com mais calma e enxerguei outras camadas. Vemos logo o esforço físico, o sacrifício e sabemos que a fé é a mola propulsora deles. Mas ali tem muito mais. Tem o cuidado de um com o outro, o caminhar junto, o ajudar e dar força ao outro nos momentos mais duros. É forte, intenso e transformador”.

NOVIDADES

O projeto abre o mês de outubro com muitas novidades. Entre elas, o Tribunal do Café (TV. Joaquim Távora 440 – Cidade Velha), da artista Berna Reale, para apoiar mulheres amazônidas egressas do sistema prisional. Neste domingo, o espaço apresenta a exposição “Consagradas”, com mais de 100 imagens de Nossa Senhora de Nazaré que foram pintadas por elas, que participam do projeto “Chance”.

A Praça do Carmo também agrega outras programações, como o 4º Circuitinho Circular, voltado aos pequenos, que traz como tema os brinquedos de miriti. A partir das 9h, haverá uma intervenção lúdica que convida as crianças a montarem um painel de memórias sobre os brinquedos de miriti. Depois, elas participam de uma contação de histórias, às 10h, e uma rodinha de conversa, às 11h.

Pela parte da tarde, a praça recebe shows. O destaque é para o Trio Manari faz o show de encerramento, marcando o retorno do grupo percussivo às apresentações. Kleber Benigno e Márcio Jardim, também fazem show com convidados, como a EMUFPA BigBand e o saxofonista Esdras de Sousa.