Círio de Nazaré

Devotos contam os dias para o Círio. Confira programação

Belém, Pará, Brasil. Cidade. Uma semana decisiva e de expectativas para a chegada do Círio de Nazaré, que ocorre no dia 8, segundo domingo de outubro. 26/09/2023. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.
Belém, Pará, Brasil. Cidade. Uma semana decisiva e de expectativas para a chegada do Círio de Nazaré, que ocorre no dia 8, segundo domingo de outubro. 26/09/2023. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

Pryscila Soares

Com a proximidade do Círio, histórias de fé e de milagres já se multiplicam entre os devotos de Nossa Senhora de Nazaré. Com missas diárias, as visitas começam a ficar mais frequentes no Santuário da padroeira, no bairro de Nazaré, em Belém. Para os fiéis, é tempo de reviver a emoção e toda a atmosfera de amor e esperança que permeiam a grande festa católica do mês de outubro. É com esse sentimento que essas pessoas se preparam para vivenciar este momento mais uma vez.

Ao longo da última semana, diversos devotos passaram pela Basílica. Uns para agradecer e outros para, também, fazer preces à virgem Maria. Entre eles estava um casal cheio de gratidão por uma grande graça alcançada: o empresário Lucas Alencar, 25 anos, e a fisioterapeuta Aline Castro, 26, que espera o seu primeiro filho, o Lucas. De Castanhal, o casal precisou correr para a capital paraense na semana passada, devido Aline ter passado por algumas complicações na gestação.

Com 28 semanas de gravidez, a complicação gerou ameaça de parto prematuro. Felizmente, Aline e o filho estão bem e puderam retornar para casa. “Passei a noite inteira rezando muito, pedindo muito para a Nossa Senhora proteger o meu filho. Ela que é mãe, assim como eu, entende o que eu passei e só aumentou a minha fé, a minha gratidão, por isso estamos aqui hoje para agradecer”, disse. “Vou ser grata a ela o resto da minha vida. Ela vai continuar abençoando a minha gestação, que o meu filho vai nascer bem, no tempo certo, no tempo que ela e Deus permitirem”, declara a jovem.

No Círio, Aline ficará acompanhando tudo de casa, enquanto o esposo Lucas virá com familiares de bicicleta, de Castanhal para Belém, para acompanhar o Círio na corda, também, como uma forma de agradecer. “Praticamente 90% da minha família é católica. Nunca perdi um Círio na vida. A gente tem que somente agradecer. E esse ano é pelo Lucas Filho, que está aqui no forninho ainda. Ontem minha esposa teve alta e, graças a Deus, está dando tudo certo”, afirma.

CASA

Bastante emocionada, a cozinheira industrial Carla Patrícia Almeida, 42, vive uma grande expectativa para o Círio deste ano, já que ela pretende sair de pés descalços, ainda na madrugada, caminhando do bairro do Tapanã até à Catedral Metropolitana de Belém, na Cidade Velha, para agradecer pela conquista da casa própria. “Quero agradecer porque consegui a minha casa. Vou trazer um tijolo na cabeça. Antes de outubro consegui pagar a minha casa, com a glória de Deus e a minha fé. Consegui o dinheiro, consegui trabalho. Se não fosse a minha fé, não chegaria onde estou. Também vou trazer um carrinho de cera para conseguir pagar. Saio de casa às 4h, assisto a missa, entrego as minhas promessas e vou embora. E hoje também vim agradecer pela saúde dos meus filhos e pedi para ela encaminhar eles no caminho do bem”, afirma a devota.

Já a pedagoga Laís Miranda, 42, está se preparando para acompanhar a Romaria dos Carros, o traslado da imagem para os municípios da Região Metropolitana de Belém e do Círio. Além disso, ela também pretende participar da Romaria da Juventude e do Círio das Crianças. “Sou apaixonada pelo Círio. Tudo isso me fascina muito. Desde pequena, a minha avó sempre levava a gente. Minha família toda participa e vamos caminhando juntos. Só pelo fato de estarmos vivos e com saúde já é uma graça para estar agradecendo. Passamos por essa pandemia, graças a Deus, da minha família ninguém pegou e isso já é uma graça”, afirma.

Músico da Basílica Santuário há 3 anos, o autônomo Thiago Soares, 21, leva animação para os devotos de Nossa Senhora durante as missas na igreja. E no Círio, ele pretende participar da trasladação e Romaria da Juventude. “A música é parte fundamental da missa, da igreja. Sem a música, acho que fica uma coisa muito vazia e ela aproxima as pessoas também. Tanto que uma das principais coisas do Círio é justamente os cantos de Nossa Senhora”, pontua. “Me programei para ir na trasladação e Romaria da Juventude. O sentimento é de muita paz, de muita esperança, principalmente. Eu acho que o Círio vem muito para unir as pessoas, porque lá em casa é um exemplo disso”, garante.

Mãe de dois jovens, a administradora Alda Cavalcante, 47, mora e trabalha em Altamira, enquanto os filhos passam boa parte do ano na capital, onde estudam. Mas, no período do Círio, a família se reúne para participarem juntos da programação. “Estou muito ansiosa pela chegada desse grande dia, que nós paraenses nos preparamos o ano inteiro. Para viver essa fé, essa renovação, esse novo ano, que seja um ano de muitas bênçãos, de muita paz, de muito amor e harmonia entre todos. É o Natal dos paraenses. Muita gratidão a Deus pela minha família, por estar sempre presente no nosso meio, no nosso lar e no nosso trabalho”, pondera.

PREPARATIVOS

As 14 procissões oficiais do Círio de Nazaré foram planejadas e discutidas ao longo do ano pela Diretoria da Festa de Nazaré e os órgãos envolvidos, a exemplo das áreas de segurança e saúde. O roteiro de todas as procissões já foi apresentado e, de acordo com o diretor de Procissões do Círio 2023, Antônio Sousa, para a principal procissão do Círio, no próximo domingo (8), restam ajustes dos últimos detalhes. Para este ano, a diretoria apresentou uma novidade, que será a “Procissão da Acessibilidade”.

“A gente está apresentando todo o roteiro delas, distância, percurso e tudo o que for executado nessas 14 procissões. Inclusive, este ano tem mais uma, a procissão da acessibilidade, que é para pessoas deficientes. Então, tudo isso está sendo organizado e preparado para que todos possam participar de uma forma segura e tranquila”, informou Antônio Sousa.

Os órgãos envolvidos já estão cientes das ações que deverão desempenhar nas procissões. E é possível que o público participante aumente nesta edição do Círio. “Estamos fazendo alguns ajustes de algumas coisas que faltam ser providenciadas. Os órgãos já têm suas missões determinadas. Então, o Círio está pronto. Estamos na expectativa do dia para colocar em prática tudo o que planejamos”, explica. “A gente acha que pode crescer um pouco mais (o público). Ano passado, muita gente ainda tinha receio devido à pandemia. Então, a expectativa é de que seja muita gente no nosso Círio. A emoção é cada vez maior, a gente fica com muita ansiedade, mas temos certeza que com Deus e Nossa Senhora segurando na nossa mão vai dar tudo certo”, destaca o diretor.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO CÍRIO 2023

Abertura da festa – dia 3 de outubro, às 18h, com Missa na Basílica-Santuário de Nazaré. 19h: Abertura Oficial na Praça Santuário. Em seguida Show Claro, na Concha Acústica, com Liah Soares e convidados.

Vigília de adoração ao Santíssimo Sacramento (Início) – dia 4 de outubro, às 8h, na Capela do Bom Pastor, no Centro Social de Nazaré.

Romaria traslado dos carros – dia 4 de outubro às 20h. Saída da Praça Santuário de Nazaré e chegada no Porto Futuro (5km).

Apresentação do manto – dia 5 de outubro, às 18h, na Basílica-Santuário.

Vigília de adoração ao santíssimo sacramento (final) – dia 6 de outubro, às 6h, na Capela do Bom Pastor, no Centro Social de Nazaré.

Traslado para Ananindeua-Marituba – dia 6 de outubro, às 8h, na Basílica Santuário de Nazaré (53km).

Canções para Maria – dia 6 de outubro, às 20h, na Basílica-Santuário de Nazaré.

Romaria Rodoviária – dia 7 de outubro, às 5h30, na Igreja Matriz de Ananindeua (24km).

Romaria Fluvial – dia 7 de outubro, às 9h, no Trapiche de Icoaraci (18,5km). MOTORROMARIA – dia 7 de outubro, às 11h30, na Praça Pedro Teixeira (2,5km).

Descida da imagem – dia 7 de outubro, às 12h30, na Basílica-Santuário de Nazaré. A imagem original de Nossa Senhora de Nazaré é retirada do Glória do Altar-Mor, ficando em veneração, durante toda a quinzena, em nicho ornado no presbitério.

Missa da trasladação – dia 7 de outubro, às 16h30, no Colégio Gentil Bittencourt.

Trasladação – dia 7 de outubro. O traslado sai às 17h30, do Colégio Gentil Bittencourt, percorrendo o mesmo trajeto do Círio, em sentido contrário (3,7km).

Missa do Círio – dia 8 de outubro, às 6h, na Catedral de Belém.

Círio de Nazaré – dia 8 de outubro. A grande procissão sai às 7h da Catedral de Belém rumo à Praça Santuário de Nazaré (3,6km).

Ciclorromaria – dia 14 de outubro, às 8h, na Praça Santuário (14km).

Romaria da juventude – dia 14 de outubro, às 16h, saindo da Paróquia de São João Paulo II (Av. João Paulo II, s/n) (6,35km).

Romaria das crianças – dia 15 de outubro, às 7h, missa na Praça Santuário de Nazaré, seguida da Romaria (3,7km).

Romaria dos corredores – dia 21 de outubro, às 5h30, na Praça Santuário de Nazaré (7km).

Romaria da acessibilidade – dia 21 de outubro, às 8h, na Praça Santuário de Nazaré (1,45km).

Procissão da festa – dia 22 de outubro, às 8h, na Comunidade Santo Antônio Maria Zaccaria (Rua Boaventura da Silva esquina com a Trav. 9 de Janeiro) (2,2km).

Missa de encerramento – dia 22 de outubro, às 18h, na Basílica-Santuário de Nazaré. 19h30: na Concha Acústica show com Amazônia Jazz Band. 21h30: show “Cores e Emoções” – Video Mapping na Basílica-Santuário de Nazaré.

Subida da imagem – dia 23 de outubro, às 6h, na Basílica-Santuário de Nazaré. Missa do Recírio– dia 23 de outubro, às 6h30, na Praça Santuário de Nazaré.

Recírio para o Colégio Gentil – dia 23 de outubro, às 7h30, na Praça Santuário de Nazaré.

Fonte: DFN

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO CÍRIO 2023

PROGRAMAÇÃO LITÚRGICO-RELIGIOSA DA QUINZENA

Segunda a sábado – Basílica-Santuário de Nazaré

5h15 Terço da Alvorada

5h45 Missa e Consagração

7h Missa e Consagração – Tv Nazaré e plataforma digital

9h Missa e Consagração – Rede Vida e plataforma digital

12h Missa e Consagração

15h Via Sacra – Adoração – Terço da Misericórdia – Novena

16h30 Santo Terço

18h Missa com bispo – Tv Nazaré e plataforma digital

19h30 Oração do Terço dos Homens

MISSAS AOS DOMINGOS – BASÍLICA-SANTUÁRIO DE NAZARÉ

Manhã: 6h30 – 8h – 10h

Tarde: 12h – 16h – 18h

Noite: 20h

Confissões: 9h às 12h e 14h30 às 17h

Bênção dos Objetos: 8h às 12h e 14h às 18h

MISSAS DAS ROMARIAS NA BASÍLICA-SANTUÁRIO

Às 9H 09/10 – Missa dos Fiéis Devotos

10/10 – Colégio Santa Catarina / Colégio Santo Antônio

11/10 – Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré / Colégio Mirante

12/10 – Confraria de N.S. de Nazaré / Confraria de São José / Movimento Sacerdotal Mariano

13/10 – Colégio São Paulo

14/10 – Pastoral da Saúde e dos Enfermos

MISSAS DAS ROMARIAS NA BASÍLICA-SANTUÁRIO ÀS 9H

16/10 – Colégios das Preciosinas

17/10 – Colégios Salesianos

18/10 – Colégios Filhas de Sant´Ana

19/10 – Pronasa – Projetos Sociais

20/10 – Apostolado da Oração / Movimento AMO – “Mães que oram pelos filhos” 21/10 – Pastoral da Pessoa Idosa

MISSAS SOLENES COM BISPOS CONVIDADOS

03/10 – Dom Alberto Taveira Corrêa – Arcebispo Metropolitano de Belém – PA (Basílica-Santuário às 18h)

04/10 – Dom Paulo Andreolli, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém – PA (Capela Bom Pastor às 8h)

05/10 – Dom Alberto Taveira Corrêa – Arcebispo Metropolitano de Belém – PA (Basílica-Santuário às 18h)

06/10 – Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém – PA (Basílica-Santuário às 7h)

06/10 – Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém – PA (Paróquia Nossa Senhora das Graças – Ananindeua, às 19h30)

07/10 – Dom Giambapttista Diquattro – Núncio Apostólico do Brasil (Trapiche de Icoaraci às 7h30)

07/10 – Dom Alberto Taveira Corrêa – Arcebispo Metropolitano de Belém – PA (Colégio Gentil Bittencourt às 16h30)

08/10 – Dom Alberto Taveira Corrêa – Arcebispo Metropolitano de Belém – PA (Catedral de Belém às 6h)

08/10 – Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém – PA (Basílica-Santuário às 12h)

08/10 – Dom Giambapttista Diquattro – Núncio Apostólico do Brasil (Basílica-Santuário às 18h)

09/10 – Dom Frei Bernardo Johannes Bahlmann, OFM – Bispo de Óbidos – PA (Basílica-Santuário às 18h)

10/10 – Dom Jesus Mauleón, Bispo do Prelado do Alto Xingú – Tucumã – PA (Basílica-Santuário às 18h)

11/10 – Dom Teodoro Mendes Tavares, Bispo de Ponta de Pedras – PA (Basílica Santuário às 18h)

12/10 – Dom Paulo Andreolli, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém – PA (Basílica-Santuário às 18h)

13/10 – Dom Ivanildo Oliveira Almeida, Bispo da Diocese de Cametá – PA (Basílica Santuário às 18h)

14/10 – Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém – PA (Paróquia São João Paulo II às 14h30)

14/10 – Dom João Muniz Alves, OFM Bispo da Diocese do Xingú – Altamira – PA (Basílica-Santuário às 18h)

15/10 – Dom Alberto Taveira Corrêa – Arcebispo Metropolitano de Belém – PA (Praça Santuário de Nazaré às 7h)

15/10 – Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém – PA (Basílica-Santuário às 18h)

16/10 – Dom Anuar Battisti, Arcebispo Emérito de Maringá – PR (Basílica-Santuário às 18h)

17/10 – Dom Anuar Battisti, Arcebispo Emérito de Maringá – PR (Basílica-Santuário às 18h)

18/10 – Dom Anuar Battisti, Arcebispo Emérito de Maringá – PR (Basílica-Santuário às 18h)

19/10 – Dom Irineu Roman, CSJ, Arcebispo Metropolitano de Santarém – PA (Basílica-Santuário às 18h)

20/10 – Dom Jesus Maria Cizaure Berdonces, CRA, Bispo Bragança – PA (Basílica-Santuário às 18h)

21/10 – Dom Raimundo Possidônio Carrera da Mata, Bispo Coadjuntor de Bragança – PA (Basílica-Santuário às 18h)

22/10 – Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém – PA (Capela Santo Antônio Maria Zaccaria às 7h)

22/10 – Dom Alberto Taveira Corrêa – Arcebispo Metropolitano de Belém – PA (Basílica-Santuário às 18h)

23/10 – Dom Alberto Taveira Corrêa – Arcebispo Metropolitano de Belém – PA (Praça Santuário às 6h30)

PROGRAMAÇÃO DO CÍRIO MUSICAL

Concha acústica da praça Santuário – 20h. 08/10 – Frei Gilson

09/10 – Vida e Cruz e Ana Gabriela

10/10 – Anjos de Resgate

11/10 – Adoração e Vida

12/10 – Thiago Brado

13/10 – Eliana Ribeiro

14/10 – Missionário Shalom

15/10 – Suely Façanha e Ziza Fernandes

16/10 – Ministério Seráfico

17/10 – Rosa de Saron

18/10 – Tony Alyson

19/10 – Vida Reluz e Ministério M3

20/10 – Adriana Arydes

21/10 – Semente do Verbo e Padre Cavalcante

MEMÓRIA DE NAZARÉ HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda à sábado de 9h às 13h e de 15h às 20h

Domingo de 15h às 21h

Domingo do Círio de 15h às 21h

Domingo da Romaria das Crianças de 8h às 15h

Recírio de 8h às 12h

ARRAIAL DE NAZARÉ HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda à quinta-feira de 16h às 22h30

Sexta, sábado e domingo de 16h às 23h

Domingos do Círio e da Romaria das Crianças e no Recírio de 8h às 12h

VISITA GUIADA NA BASÍLICA-SANTUÁRIO DE NAZARÉ

Segunda à sexta-feira às 10h30 e às 14h

Individual ou em grupo

Maiores informações: ciriodenazare.com.br

Alda Cavalcante FOTOs: Irene Almeida
1 Proximidade com Nossa Senhora emociona fiéis Lucas e Aline