Círio de Nazaré

Arraial de Nazaré é aberto ao público

A diversão também integra a programação da maior festividade católica do Brasil, por meio do Arraial de Nazaré montado no estacionamento do Centro Social. Foto: Antônio Melo/Diário do Pará
A diversão também integra a programação da maior festividade católica do Brasil, por meio do Arraial de Nazaré montado no estacionamento do Centro Social. Foto: Antônio Melo/Diário do Pará

Alexandre Nascimento

É Círio outra vez, marcado por peregrinações, novenas, ornamentação e expectativa para as 14 procissões, sobretudo para o segundo domingo de outubro, dia da principal procissão tomada por fiéis. Apesar disso, a diversão também integra a programação da maior festividade católica do Brasil, por meio do Arraial de Nazaré montado no estacionamento do Centro Social, com as barracas de artigos religiosos, comidas típicas e o tradicional parque de diversões Ita Center Park, que foram abertos ao público na noite desta sexta-feira (29).

“Não tem como dissociar o Arraial do nosso Círio de Nazaré, pois é um evento que as pessoas também aguardam de maneira ansiosa, até pelos muitos anos em que eles integram a programação oficial da festa. Dentro dessa expectativa, temos as atividades dele, como o parque de diversões e as vendas dos estandes como uma parte cultural, que gera emprego e renda, já que atrai e agrada muitas pessoas”, disse Albano Martins, diretor de arraial e arrecadação da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN).

Nesse sentido, os brinquedos do Ita Center Park foram a grande atração no Arraial, com seus mais de 18 brinquedos, sobretudo os que causam mais emoção, na noite desta sexta. “Já são mais de 20 anos que venho para o parque, e não apenas uma única vez, mas em vários dias antes dele ser desmontado. Quando chega o Círio, fico ansioso pelas procissões, mas também pelos brinquedos”, declarou Fábio Alencar, 41 anos, enfermeiro.

“Vim ao parque, assim como participar do Círio, remete muito a minha infância, pois sempre participei com meus pais. Então, chega esse período, gosto de vir especificamente ao parque porque realça minha memória afetiva e, ao mesmo tempo, o apreço e devoção em nossa padroeira”, completou Ariane Pereira, 28 anos, secretária.

Mas, as barracas de vendas de comidas típicas, artigos religiosos, entre outros, que funcionam anexo ao parque de diversões são outras atrações ao público que comparece ao espaço, para manter a tradição desse período da festa nazarena. “Saímos da missa na Basílica, minha esposa e eu, e viemos sentir esse outro lado do Círio que é aproveitar esse espaço cultural. Esse é o espírito do nosso ‘Natal paraense’, que motiva a gente a viver todos os eventos que envolvem ele”, disse Arnaldo Guimarães, 63 anos, bancário.

Além disso, o Arraial de Nazaré também aquece a economia paraense, uma vez que os vendedores das 70 barracas do espaço devem ter grandes vendas. “Nessa primeira noite de Arraial, as vendas começaram bem e devem melhorar ainda mais até o final dele, que está marcado até novembro. Nossa expectativa, na verdade, é na próxima semana, já que é a semana do Círio e teremos muitos turistas que querem alguma lembrança”, concluiu Thaís Lima, 21 anos, vendedora de uma loja de camisas com estampa de Nossa Senhora de Nazaré.

Serviço:

 Data: 29/9 a 26/11

Local: Estacionamento do Centro Social de Nazaré, ao lado da Basílica

Horário: segunda a quinta – 16h às 22h; sexta a domingo – 16h às 22h30

Valor do brinquedos do parque: R$ 20 inteira; R$ 15 meia